Porto Alegre ( POA ) em outubro-novembro(EC)

Todos sabem que não gosto de frio...Espero ansiosamente pelo mês outubro todos os anos,quando sei que o inverno "foi" embora de POA.Mas amo mesmo POA no fim deste mês ,quando minha cidade se transforma!

POA vira uma floreira à céu aberto!É novembro,e as árvores viram buquês gigantes,ofertados a quem passa:ipês roxos,rosados,amarelos.

bouganvilles,jasmins,azaléias e roseiras!E,para fechar com chave de ouro,imensas e generosas amoreiras,pitangueiras inesperadas e amexeiras,nos ofertam seus frutinhos em algumas esquinas!

Ando pelas ruas arborizadas sentindo o prazer de criança, num parque!

Se eu tivesse que convidar Zélia,Lu (Malu),Ângela Gurgel,Lu Genovez ,

minhas amigas do Recanto, para conhecerem POA,seria em outubro-novembro!

Diria para elas:

-Malas prontas,gurias?Então...venham!Lugar sempre tem.Fiquem lá em casa!Não vai faltar cama limpa nem café quente (se quiserem chimarrão tudo bem,mas eu não tomo)!

É quando a cidade transpira perfume das flores,mostra suas novas cores ,e a cultura ganha espaço com a feira do livro (já estamos na 55 edição!) e a Bienal do Mercosul (em vários lugares na cidade).Tudo junto!

Daí,teria que dividir com a Rejane Chica e a Mériam Lazaro o prazer de levar estas gurias nos lugares pitorescos e os que mais gostamos na cidade....

Paradas obrigatórias,turísticas de praxe,no Morro Santa Teresa ou da APAMECOR (vista total da cidade),e no mercado público,onde elas tomariam a melhor salada de frutas com nata ou sorvete daqui!Um giro pela nossa praia de Ipanema que não tem mar,mas tem rio,acalmaria o calor,mas sem banho...não dá!

Lu Genovez,levaria direto para o Beira-Rio,estádio do Internacional!Com sorte,haveria um treino e ela,colorada roxa, tiraria fotos com os jogadores do "Timão",e pela primeira vez,apareceriam umas fotos das mais lindas em seus escritos,que não fosse da sua bela Santa Catarina!

Domingo iremos ao brique da Redenção,nosso maior e mais conhecido parque.E entre tendas de vendas e trocas de tudo enquanto há,vai ser gostoso ver Lu (Malu) ,procurando os muitos beija-flores,colhendo material com os curiosos personagens da cidade para suas entrevistas!E não reclamaria ao sentir a chuva que sempre cai neste mês,chatinha

para nós,mas que ela adora!

Dona Ângela eu levaria no Gasômetro,para ver nosso pôr-do-sol do nosso rio-lago-não-definido-estuário Guaíba,que apesar da confusão do nome,dá um local especial para o espetáculo dos finais de tarde!Belos poemas,todos falando de amor,seriam nosso presente por parte do deslumbramento da amiga!

E Zélia?Há,Zelinha ficaria muito feliz ao conversar com os muitos autores da feira do livro e com os poetas-estátuas,eternos anfitriões e moradores da Praça da Alfândega: Drumond e Quintana!Filosofariam de igual para igual,atraindo olhares dos curiosos,que parariam para escutar as pérolas divididas!E onde os mais sensíveis descobririam que o sentido da vida é valorizar o que já temos!...

Na confusão,Chica trará os netos,Mériam o chimarrão!Marcaríamos um churrasco para a janta,visita para Gramado e Canela também!

E eu?Além de apresentar minha família e meus melhores amigos (vários já conhecidos na minha série),vou fotografar tudinho,pois estes preciosos momentos,merecerão sempre registro!

-E então,gurias:de malas prontas?

*****

E também seriam muito benvidas Maria Olímpia,Nena medeiros,Milla Pereira,Maria Fernandes Shu,Vany Grizante e Callena!Porto Alegre,e eu,aguardamos sua visita,gurias!

Este texto faz parte do Exercício Criativo - De Malas Prontas.

Saiba mais, conheça os outros textos: http://encantodasletras.50webs.com/malas.htm

Brigeth
Enviado por Brigeth em 16/11/2009
Código do texto: T1926372
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.