Em ordem alfabética - C (14 - da série Viajando por ali e aqui)
 
Café Pedir um café em qualquer lugar da Europa sempre era um suplício. Além de caro um cafezinho é um cafezinho mesmo. Servido naqueles copinhos de plástico, bem pequenininhos, o líquido ocupava apenas um terço do copinho. Se tanto

Café da manhã Café da manhã em um hotel com o mínimo de gabarito é sempre bom. Não se fugiu a regra na Europa. A tal ponto que após um deles, especialmente farto, alguém no ônibus tenha dito: Se eu ganhar na Sena vou comprar um Hotel só para tomar café da manhã lá. O que me levou a pensar: Por que não podemos ter um café da Manhã de hotel em casa? No meu caso é simples: pura preguiça. Gosto especialmente dos ovos mexidos com pão e um suco bem gelado. Pelos hotéis que passei, os ovos nem sempre eram mexidos. Às vezes, batido. Em um deles, sobre a mesa, um cesto de ovos frescos: não consegui compreender se era para comermos cru ou se estavam só enfeitando. O café ora era servido em máquinas, ora em garrafas térmicas, ora em simples jarros transparentes: desses, eu fugia – detesto café frio. No frigir dos ovos, porém acho que os cafés da manhã do nordeste brasileiro são imbatíveis. Mas o melão, ah o melão..
Cama impossível não criar um verbete especial para a cama do hotel Tiara em Lisboa. Não tenho a menor idéia de como é dormir em um colchão de plumas, mas foi assim que me senti ali, uma rainha dormindo em um colchão de plumas. Mas também não posso me queixar das outras camas em que dormi. Só não foram inesquecíveis. 
Camisetas – O Dudu comprou camisetas em praticamente todas as cidades pelas quais passamos. Também comprei algumas para presentear. Destaco a camiseta do Barcelona que comprei para o André e a camiseta Pai/Filho (iguais) que comprei para Lig e Gui.
Campos Elíseos (Avenue des Champs Elysées) – é a mais importante e glamorosa Avenida de Paris, indo da Praça da Concórdia ao Arco do Triunfo. Ali se localizam hotéis, cinemas, cafés e as lojas mais caras e sofisticadas. Tem por volta de 1880 m de comprimento. Passamos por ali várias vezes, tanto a noite quanto de dia. Na mitologia Grega Campos Elíseos era o paraíso onde os virtuosos viveriam eternamente em meio a uma paisagem verde e florida onde podiam se divertir cantando e dançando noite e dia. Eu nunca quis ir para paraíso nenhum. 
Capela Sistina – É uma capela de formato retangular situada dentro do Palácio Apostólico, residência oficial dos Papas. É nela que se realizam os conclaves. As obras que nela encontramos são de uma beleza de deixar a gente de boca aberta enquanto o pescoço endurece. Ali se encontram obras dos maiores artistas da época, arquitetos, pintores e escultores. A obra mais famosa é o Juízo Final, pintado no teto por Miguel Ângelo. Falar sucintamente sobre essas maravilhas é impossível. É preciso ver para crer, 
Cartão de credito – Usei e abusei. Agora estou sofrendo as consequências. Toda ação sempre gera uma reação. 
Cartão Telefônico – Um horror. Compramos um internacional, no Aeroporto de Guarulhos. Cinquenta dólares e só conseguimos usar uma vez. Acabei dando para a Fabiana tentar usar nos EUA, mas ainda não sei se ela conseguiu. 
Cascais - fica na região conhecida como costa de Lisboa. Localiza-se a oeste do estuário do Tejo entre a Serra de Sintra e o Oceano Atlântico. Conheci Cascais no dia seguinte a minha chegada a Portugal. Em sua baía se misturam os pequenos barcos de pesca e os iates E barcos a Vela dos turistas endinheirados. É uma visão encantadora. Aconselhados a nos perdemos pelas pitorescas ruas de cascais para absorver o seu encanto nós realmente nos perdemos. Foi um alívio quando vimos a bandeirinha de nossa guia tremulando junto a um telefone público. Ficamos ali observando as pessoas que passavam por nós até que o longo telefonema dela terminou e nós pudemos segui-la discretamente, ocultando o mico de estarmos perdidos em uma cidade tão pequenina. Foi em Cascais que almoçamos e não posso dizer que a experiência tenha sido boa. Pedi um peito de frango com batatas, mas o peito estava mal passado e branco e acabei comendo só as batatas. O Dudu pediu umas sardinhas assadas, espinhentas e barbudas e me deu um trabalho imenso retirar as espinhas para ele. Poucos atendentes para muitos comensais e a Garçonete pediu desculpas a um de nosso grupo que insistia em puxar papo com ela: desculpe, estou aqui para trabalhar. Foi ali também que comprei um galo verde, porta guardanapos. Ao chegar em casa descobri que é impossível colocar mais do que seis guardanapos nele. 
Cassinos; O Estoril em Portugal nós só vimos de passagem já o de Montecarlo nós entramos na parte que se permite entrar sem pagar. Eu não entrei porque não pretendia jogar, mas ficamos do lado de fora vendo o movimento e a paisagem enquanto alguns jogavam. Por incrível que pareça um restaurante tocava música ao vivo – brasileira. Fomos ver as vitrines das lojas, cada uma mais sofisticada do que a outra. Eu fiquei um tempão observando uma mulher magra e uma menina. Pareciam mãe e filha e davam a impressão de estarem procurando ou esperando alguém. Andavam para lá e para cá, subiam e desciam, perscrutavam os taxis que chegavam e saiam sempre alternando expressões de esperança e desesperança. Era bem tarde da noite. Aí se cansaram e foram embora de taxi. 
Castelos – A visão dos inúmeros castelos as margens dos autopistas me fizeram sentir como se estivesse dentro de um romance Medieval de Cavalaria. Existem castelos de todos os tamanhos, bem ou mal conservados. Em verbetes especiais escreverei sobre castelos especiais. 
Catalão – é a língua que falam em Barcelona parecida, mas não igual ao espanhol. Algumas palavras que aprendi lá: - Bon dia/bona tarde/Bona Nit/Moltes gràcies/Adeu/Bienvigut e coisas assim. Tem um jeitinho de francês também, mas no fundo é como o português – uma língua latina que com um pouquinho de esforço dá para compreender. 
Catalonia- É o nome dos Hotéis em que nos hospedamos em Madri e Barcelona. São bons hotéis, bem situados e podíamos circular pela cidade sem medo de errar o caminho de volta.
Catalunha- Região em que se situa Barcelona e é também a mais rica e industrializada da Espanha. ali se fala Catalão além do Espanhol.Pelo que me contaram é a língua latina que mais se manteve fiel as suas origens e se mantém bastante imutável. 
Cidade eterna- Roma, para onde todos os caminhos levam para quem tem uma boca. Eu tenho logo chequei lá.  Uma cidade muito interessante, capital da Itália. 
Ciganos – estavam por toda a parte. Fomos aconselhados a fugir deles.
Coliseu é um dos pontos turísticos mais visitados da Itália e é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, junto com o corcovado e outros cinco. 
Comprinhas – Era só isso que as mulheres queriam fazer. Era só o ônibus parar e lá estavam elas procurando uma lojinha. As tais comprinhas causaram muitos atrasos. 
Costa Azul ou Côte D’Azur também conhecida como Riviera Francesa uma das Regiões mais luxuosas da França.  É impressionante a cor azul do seu mar. 
Costa de Lisboa – é uma das regiões portuguesas mais procuradas por turistas. Conhecemos Cascais Estoril e Sintra e foi uma pena que tudo fosse tão corrido.  
 
Cumbica – Aeroporto de Guarulhos. O nome oficial é Franco Montoro. Local onde embarcamos para a Europa e novamente desembarcamos no Brasil.