FILHA DA PUTA

Com os versos de Gilberto Gil começo mais uma penitência:

“Uma lata existe para conter algo/ mas quando o poeta diz lata/ pode estar querendo dizer / o incontível/ [...] por isso não se meta a exigir do poeta/que determine o conteúdo em sua lata/ na lata do poeta tudo nada cabe/ pois ao poeta cabe fazer/ com que na lata venha a caber/ o incabível”.

Tá, tudo bem! Na lata de um poeta cabe até o incabível, e no copo de um bêbado, o que cabe? Mágoas, angústia, depressão, tristeza, alegria...? Se exploda o incabível! No copo de um bêbado, cabe mesmo é o inacabável!

Henry Chinarski ao sair de uma farra com atores, produtores e diretores de cinema, em pleno gueto norte americano, viu a alegria dos negros e disse pra sua namorada: “

- [...] vamos nos juntar a esse alegre grupo aí e pegar mais umas bebidas.

- é sua resposta pra tudo: beber – replicou Sarah.

- Não, essa é minha resposta pra nada – treplicou Henry.

Cazuza gritou, e acho que nessa hora estava bêbado:

“da privada vou dá com minha cara de babaca pintada no espelho/ e me lembrar sorrindo/ que o banheiro é a igreja de todos os bêbados”.

Palmas para Ézio Bazzo que desmascarou esse ser narcisista que é o homem, fazendo transparecer toda estupidez humana que circula o mundo em movimento de translação. Claro que devemos ecoar o grito do senhor Ézio Bazzo:

“NÃO É POSSÍVEL criar um mundo saudável, livre e prazeroso, educando os homens para que sejam IDIOTAS, TÍMIDOS E SERVIS, e que, pelo contrário, é necessário educá-los ANARQUISTAS, AVENTUREIROS, LIBERTINOS, VALENTES e DONOS DE SEUS PRÓPRIOS CORAÇÕES... levanta-te e luta!”

- Não, não é narcisista o homem?! Ora não!...

Narciso, meu compadre, foi um cara da mitologia grega que se cultuava tanto, admirava tanto a sua beleza que chegou a definhar até a morte contemplando sua beleza refletida nas águas de um lago. Por ele, vemos que o homem poderia ser subtraidamente idiota, bastava se cultuar menos e reparar mais a feiúra alheia. Quer provar o narcisismo humano? Pode perguntar ao mais feio dos homens se ele é feio. Ele te responderá que feio é você! Sem dúvida, até o mais feio dos homens, num diálogo monólogo com seu espelho, sai de cena crente, crente, que é o mais belo dos deuses! Tá certo, mas em minha opinião, ele devia ser bem feioso!

Caetano, em Sampa, cantou: “é que narciso acha feio o que não é espelho”...

- Kekel, seu filho da puta! Já vais beber? Por tudo você bebe!

- Não, imbecil! Não escutaste o que disse o Henry? É por nada que vou beber e viver a porra dessa vida na droga infinita de sua ressaca, sua filha da puta!