Consciência Negra

Sei muito bem que pouca gente lerá estas palavras, já que não consigo despertar o desejo pela leitura de meus textos. Não sei se esoclho temas muito chatos, ou se o meu mal é não me relacionar com leitores através de comentários. Ou se o meu nome é antipático. Devo mudar de nome? Talvez, escolher um nome assim como J.K. Rowling fez, sei lá um JL Levin.

Mas, de qualquer forma, não poderia deixar de fazer um texto sobre o feriado de hoje, o dia da consciência negra. Já fiz um soneto e um discurso alusivos ao tema, mas como estão sendo pouco lidos, tento agora uma crônica.

Ah, vã esperança... Espero ter pelo menos seis leituras com esta crônica.

O motivo desse meu desejo de fazer-me ouvido é simples: tenho lido tantos textos, dos mais diversos gêneros sobre o assunto que, é inegável, este tema mobiliza a sociedade brasileira.

De fasto, o Brasil foi criado pelo trabalho escravo, e não há como negar isso.

Negar que, de fato, existe um preconceito, ainda que velado é impossível.

Falar com um discurso do desejo, de que somos todos iguais se reduz apenas a isso: é o discurso do desejo, mas a realidade é bem diversa, a realidade é que o preconceito existe, tanto é assim que tem que haver uma lei para coibi-lo.

Mas o que me deixa mais indignado é a confusão com a palavra “consciência”. Tais doutos senhores acham que consciência não tem cor, que alma é transparente, então como poderia haver uma consciência negra?

Houve tempo em que no auge da luta pelos direitos civis nos EUA, se cunhou a expressão “black is beautiful”, lembram. Pois é, os negros americanos em sua luta pela autoafirmação tinham que se lembrar de que ser preto era bonito, numa tentativa de lutar contra o preconceito de que apenas o branco era bonito, e contra a idéia de que se deveria perseguir um “branqueamento” da raça.

Consciência negra é não só a consciência de sua negritude como a convicção de que nada será impedido, inclusive a ascençâo social, o acesso a bens de consumo, o acesso à universidade pública, não só para alguns felizardos, mas para todos os que se acharem dignos.

E, para terminar, coloco abaixo a definição de consciência do Dicionário de Rimas:

Significado de consciência

s.f. Conhecimento, noção do que se passa em nós: ter consciência de seus deveres.

Percepção mais ou menos clara dos fenômenos que nos informam a respeito da nossa própria existência: perder a consciência.

Sentimento do dever, moralidade: um homem sem consciência.

Mecânica Placa de apoio no peito, utilizada por operários que trabalham com broca em madeira ou metal.

Liberdade de consciência, direito de gozar de liberdade completa em matéria religiosa, moral, política etc.

Loc. adv. Em consciência, segundo as regras de uma estrita probidade; francamente.

Sinônimos de consciência

Consciência: ciência, conhecimento, escrúpulo, honestidade, noção, probidade e retidão

Definição de consciência

Classe gramatical de consciência: Substantivo feminino e Advérbio

Separação das sílabas de consciência: cons-ci-ên-ci:a

Plural de consciência: consciências

Possui 11 letras

Possui as vogais: a e i o

Possui as consoantes: c n s

Consciência escrita ao contrário: aicnêicsnoc

Na numerologia consciência é o número 5

Citação com consciência

A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial

-- William Shakespeare

Frases na imprensa com consciência

Nos Estados Unidos, a revolução verde está chegando ao "setor do sexo" e a venda de artigos ecológicos e que fazem bem à saúde cresce na medida em que aumenta a consciência ambiental dos consumidores.

"Fomos muito mal nesses três últimos jogos. Temos consciência que estamos jogando mal. Estamos jogando mal e temos que melhorar", afirmou o treinador nesta terça-feira, em entrevista ao Sportv.

Rimas com consciência

• sonolência

• advertência

• assistência

• indolência

• convivência

• aparência

• permanência

• referência

• opulência

• repetência

• abstinência

• potência

• complacência

• inconsciência

• estridência

http://www.dicio.com.br/consciencia/