Lula e as eleições em Honduras - segurando a broxa...

Lula e as eleições em Honduras - segurando a broxa...

No dia 29 próximo, um domingo, se realizarão as eleições de Honduras, quando o seu povo escolherá um novo Presidente da República. O governo brasileiro e os peões de Hugo Chavez na OEA estão propondo nada menos do que o adiamento das eleições hondurenhas.

Enquanto isso, o governo de Barack Obama - o único que realmente importa, no caso -, já anunciou que vai reconhecer o resultado das eleições hondurenhas, porque confia plenamente no processo eleitoral em curso.

E o resto? Quero dizer, e como é que fica a situação do ex-presidente Manuel Zelaya, a ocupação da embaixada brasileira permitida pelo megalomaníaco governo de Lula e, a articulação de Hugo Chavez para desestabilizar o governo de Honduras? Resposta simples: fracasso.

Fracasso total. O Daví hondurenho venceu ao Golias chavista sem atirar um cascalho com sua funda. A lei foi aplicada pelo Poder Judiciário local e, a crise política conduzida com extrema compentência pelo presidente Michelleti.

Na crise decorrente da deposição de Zelaya, o que ocorreu, resumidamente, é que o governo de Lula embarcou numa furada onde tudo parecia combinado, inclusive a posição dos EUA em relação à tentativa de desastabilização do governo hondurenho.

De repente, Obama largou o twiter pra lá, suspeitou das bobagens ditas pela Sra. Clinton e, foi dar uma conferida na coisa, lendo os jornais e, ouvindo gente que entende do assunto. E despertou, tomando a única posição viável, em relação ao caso.

Chavez foi saindo de fininho (já que o seu problema - logística das avionetas venezuelas a serviço do narcotráfico - ficou resolvido com o golpe na Constituição nicaraguense, pelo presidente vizinho), como se não tivesse nada com o assunto, deixando seus cupinchas marcando posição, na OEA.

Resultado: Lula ficou segurando a broxa, pagando o pato pela sua atitude ridícula, agressiva e imprevidente na crise hondurenha, diante da imprensa, intelectualidade e, governos do mundo todo.

Mas, agora, está meio divido: ora faz beicinho de "magoei" para o governo americano. Depois, manda Celso Amorim e outros tipos estranhos do governo anunciar que o alinhamento de seu governo com Venezuela, Irã e, a aventura em Honduras seria combinada com o governo americano - algo assim, como fazer um serviço sujo, em nome de um bem maior.

Então, tá. Esses petistas: como gosta de surpreender! E nunca deixam mesmo de surpreender...

....................................

Zé e sua Laia estão morando de graça no prédio que já foi a embaixada brasileira em Honduras - e, o contribuinte brasileiro continua pagando a conta.

Não acho isso justo. Mas, acho que há um meio deste senhor devolver um pouco do gasto à nação, prestando serviço. Seguinte: ele tira o chapelão, bota uma boina vermelha (ou, roxa, como a de Hugo Chavez), gandola e, demais badulaques do visual guevarista, e vai fazer a vigília do prédio onde mora, pois suponho que ainda exista algum patrimônio da União, lá dentro.

Para não se entendiar, ele terá direito a cantar "Guantanamera" dançando, para passar o tempo e, divertir os turistas...

................................

Hoje à tarde, a Corte Suprema hondurenha se reúne para resolver se Zelya deve ser restituíto ao poder, até o fim de seu mandato - isto é, até domingo (noves fora, os processos judiciais aos quais ele responde).

Por lá, a Suprema Corte parece levar as coisas mais a sério do que o STF, atualmente. Então...

.................................

Agora, o lado divertido da coisa.

Dê uma olhada no que a imprensa brasileira publicou sobre a questão de Honduras, hipotético leitor, e ria com as coisas esturdas ditos por nossos jornalistas e, órgãos de imprensa - muito mais radicais do que aquilo do que foi dito pelo conluio chavista - não é, Mirian Leitão? Não é, UOL, Folha on line, IG?

A coisa sempre começava assim: "o governo golpista de Honduras...". Pois é. A imprensa brasileira e mundial está muito menos preocupada em investigar e, noticiar fatos, do apregoar determinadas agendas políticas, atualmente.

E, é por isso que é difícil achar algo de interessante e autêntico, para se ler, nos jornais e, na Internet.