A LÓGICA DO CAMINHO

A LÓGICA DO CAMINHO, DA VERDADE E DA VIDA

Arrisco-me a fazer algumas considerações, aproveitando-me da lógica matemática chamada de propriedade transitiva, na declaração de Jesus que diz: ”Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Vejamos:

Se:

Jesus = Caminho = Verdade = Vida

Então:

Verdade = Vida. A verdade é vivencial. Um experimento que está vinculado à linguagem, por isso imprecisa, cultural e efêmera. A verdade não pode dissociar da vida, elas são a mesma coisa. A verdade, assim como a vida, será sempre o que temos às mãos para crer e nos organizarmos social e existencialmente. Ser verdadeiro – mesmo sabendo que somos grandes mentirosos – é o estilo de vida mais sadio que se pode encontrar.

Se:

Jesus = Caminho = Verdade = Vida

Então:

Vida = Caminho. A vida é uma caminhada em rumo à existência. Morrer é parar de caminhar, é desistir da lida, é recusar existir. A vida não são coisas, não são números, não são metas a serem alcançadas. A vida é um passo após o outro, uma pulsação. Onde amealhamos valores e afetos. É a dinâmica pedagógica de significados mutantes, fruto das diversas relações nas mais diferentes esferas.

Se:

Jesus = Caminho = Verdade = Vida

Então:

Verdade = Caminho. A verdade é uma descoberta que se renova no curso da vida. A verdade marcha na cadência das nossas percepções. Ele existe para andarmos sobre. É ponto de equilíbrio. A verdade é uma estrada mais extensa que a ansiedade de chegar. E chegar para quê, se quando chega pára? Melhor é curtir a caminhada. A verdade é a retirante insólita da pátria da certeza.

E Jesus é tudo isso. O caminho, a verdade e a vida.

Boa caminhada companheiro.