A NOVA LEI É CONTRA O FUMO ? OU CONTRA O FUMANTE?

MAIS UMA VEZ OS LEGISLADORES VOTAM UMA LEI QUE PUNE AS VÍTIMAS E ABSOLVE O VILÃO. TROCADO EM MIUDO: NOVAMENTE PESSOAS DE BEM! CIDADÃOS LIVRES SÃO FERIDOS EM UM DE SEUS MAIS SAGRADOS DIREITOS CONSTITUCIONÁIS. A SUA LIBERDADE!

AFINAL DISCRIMINAÇÃO É CRIME NO BRASIL?A LEI CONTRA OS FUMANTES NÃO OFICIALIZA_ O DIREITO DE DISCRIMINAREM OS JÁ TÃO DISCRIMINADOS FUMANTES? NÃO ESTÃO MAIS UMA VEZ COLOCANDO INOCENTES ATRÁS DAS GRADES E DEIXANDO LIVRE O VILÃO? NÃO SERIA MAIS JUSTO UMA LEI RESTRINGINDO OS DIREITOS E A LIBERDADE DOS MANIPULADORES DO FUMO, OS QUE FABRICAM E VIVEM DESSA TERRÍVEL DROGA, QUE MATA MILHARES DE PESSOAS POR DIA? QUEM FUMA JÁ ESTÁ CONDENADO. VIVE NO EXÍLIO DE SUA CONCIÊNCIA, QUE NÃO LHE DÁ TRÉGUAS, ACUSANDO-O E IMPONDO-LHE JULGAMENTOS SUMÁRIOS, HUMILHANDO-O DIANTE DE SÍ MESMO E ATÉ DIANTE DAS PESSOAS QUE ÊLE AMA.LEVANDO-O A SE ESCONDER PARA FUMAR. COMO SE FUMAR FOSSE CRIME. BEM AMIGO FUMANTE, AGORA FUMAR É UM CRIME GRAVE. E O MAIS GRAVE AINDA É QUE NOVAMENTE QUEM COMETE O CRIME NÃO SERÁ PUNIDO. SE HOUVER UM FLAGRANTE, ISSO É SE ALGUÉM FOR APANHADO FUMANDO EM AMBIENTE FECHADO EM BARES, LANCHONETES, RESTAURANTES OU CONDOMÍNIOS. A PUNIÇÃO SERÁ APLICADA NÃO AO INFRATOR. MAS AO PROPRIETÁRIO DESSE ESTABELECIMENTO. COMO JÁ OCORRE NOS CASOS DE VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS A MENORES DE DEZOITO ANOS. NÃO SERIA MAIS JUSTO QUE SE ESTUDASSE UMA ALTERNATIVA PARA AQUELES QUE NÃO QUEREM DEIXAR DE FUMAR? AQUELES QUE NÃO CONSEGUEM! NÃO SERÃO ESSAS PESSOAS PRISIONEIRAS DO VÍCIO COMO OS QUE UTILIZAM OUTRAS DROGAS? NÃO MERECERIAM O DIREITO DE SEREM TRATADOS COMO DOENTES?

A MAIORIA DOS FUMANTES DESEJAM LARGAR O VÍCIO MAS NÃO CONSEGUEM. FAZEM MUITOS PLANOS TODA A SEGUNDA FEIRA, CADA FINAL DE ANO INÍCO DE ANO NOVO, DATAS PREFERIDOS PARA SUAS FRUSTRADAS METAS DE ABANDONAR O FUMO. QUE EXISTE UMA ENORME FATIA DA SOCIEDADE QUE FAZ PARTE DO GRUPO DE ESCRAVOS DO FUMO, NÃO SE PODE NEGAR. QUE POR SE TRATAR DE UMA OPÇÃO PESSOAL DIREITO ASSEGURADO PELA LEI DO PAÍS E ATÉ PELA LEI DIVINA... CHAMADA LIVRE- ARBÍTRIO.

NÃO SERIA MAIS JUSTO QUE SE ESTABELEÇA NA LEI, QUE LUGARES ESPECIAIS RESERVADOS A FUMANTES CONTINUEM A EXISTIR? NÃO SE PODE SIMPLESMENTE IGNORA-LOS COMO SE NÃO EXISTISSEM. ÊLES EXISTEM!_ E SOMAM QUASE 70 POR CENTO DA POPULAÇÃO. SENDO ASSIM NADA MAIS JUSTO QUE TENHAM GARANTIDO O SEU ESPAÇO. SE NÃO EM AMBIENTE DIVIDIDOS, NO MESMO LOCAL. QUE TAL LUGARES DISTINTOS ONDE APENAS FUMANTES POSSAM FREQUENTAR, BEBER, COMER, BATER UM PAPO GOSTOSO COM OUTROS FUMANTES E FUMAR O SEU CIGARINHO DE CADA DIA.

QUEM ESTÁ ESCRVENDO ESSA CRÔNICA NÃO DEFENDE O FUMO... NÃO É UM FUMANTE NUNCA FUMOU UM ÚNICO CIGARRO EM TODA A SUA VIDA. O FUMANTE POR SER SEU PRÓPRIO ACUSADOR E JUIZ,CONDENANDO-SE A SÍ MESMO AS MAIS SEVERAS PUNIÇÕES.

RENUNCIARAM AOS SEUS DIREITOS DE IGUALDADE NA SOCIEDADE.

NÃO ENCOTRAM FORÇAS PARA SE DEFENDEREM E ATÉ ACHAM JUSTO QUE ALGUÉM RESOLVA POR ÊLES O VELHO E INSOLÚVEL PROBLEMA, O VÍCIO DE FUMAR...ENTENDAM_ EU NÃO DEFENDO O FUMO MALDITO, MUITO MENOS INSENTIVO A PERMANÊNCIA A ESSA ESCRAVIDÃO.

QUERO SIM QUE SE COMBATA O FUMO COMO SE COMBATE QUALQUER OUTRA DROGA. SEM VIOLÊNCIA CONTRA OS CONSUMIDORES QUE DE REPENTE SE VEEM TOLHIDOS DE SEUS DIREITOS E ATÉ PERSEGUIDOS. CONSTRANGIDOS NO EXERCÍCIO DE SEUS DIREITOS A LIBERDADE.

NO REVERSO DA MEDALHA ESTÁ ESTAMPADA A FIGURA DO EMPREZÁRIO QUE NO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES PROFISSIONAIS, QUER ATENDER FUMANTES OU NÃO FUMANTES. OUTRA VÍTIMA DA NOVA LEI._ ATENÇÃO SENHORES FUMANTES, DEPOIS DE ERGUER MINHA VOZ EM DEFESA DE SEUS DIREITOS, ACREDITO QUE NÃO SE IMPORTEM SE EU FIZER UMA PEQUENA RECOMENDAÇÃO A TODOS VOCES.

INDIVIDUALMENTE: QUE CADA FUMANTE FAÇA UMA RECICLAGEM EM SEUS HÁBITOS,NO QUE SE REFERE A HIGIÊNE DOS LOCAIS ONDE EXERCEREM O DIREITO DE FUMAR. MANTENDO-OS LIMPOS E LIVRES DA POLUIÇÃO CAUSADA PELOS RESÍDUOS DO CIGARRO.PRINCIPALMENTE AS BITUCAS ESPALAHADAS PELO CHÃO... QUE FALTA DE EDUCAÇÃO: MINIMIZANDO ASSIM OS DANOS CAUSADOS PELA INCONVENIENTE FUMAÇA DO CIGARRO. EM NOME DA DEMOCRACIA... QUE SE PRESERVE A LIBERDADE DE ESCOLHA A CADA CIDADÃO! FIM

LEI ESTADUAL Nº 16.239 DE 29/09/009 PR.