A Mancada de Lula

Eu sempre acreditei que haveria de encontrar um político confiável, que realmente representasse os interesses do povo, alguém honesto, intrinsecamente bom, que acudisse aos pobres e aos necessitados, sem cobrar nada em troca.

Achei que tal político estaria nas esquerdas, pois as direitas, no Brasil só forneceram oligarcas, ditadores e torturadores.

Tive eu esperar muitos anos até ver os políticos da esquerda no poder. Aí temos, o Gabeira, o Minc, o Lula, vários deles no governo ou no legislativo.

E me pergunto, será que eles são confiáveis? O que faz, por exemplo, o Lula, político sagaz, que apanhou muito até perceber que não se deve meter a mão em cumbuca, receber e apoiar o Ahmadinejad, quando todo o mundo está contra, inclusive os tradicionais aliados do Irã, China e Rússia? Será que o Lula acha que vai descobrir um novo papel para a diplomacia brasileira, algo que vai deslumbrar o mundo e fazer a paz no Oriente Médio? Estará ele tentando receber o premio Nobel da Paz, ou a Secretária Geral da ONU, coisa que nem o FHC ousou sonhar e que é muito melhor do que o terceiro mandato? Sim, porque não posso acreditar que ele o fez para agradar ao Hugo Chávez. E essa foi uma verdadeira mancada que torna o governo Lula pouco confiável no concerto (ou desconcerto) das nações.

Agora, que Lula cometeu o seu erro diplomático, o Battisti vai pegar as sobras, pois a única forma do Lula melhorar frente a opinião pública mundial será devolvendo-o para a Itália.

E os políticos de esquerda, no curso lento da democracia participativa, que no Brasil vai desbancando a república velha em termos de longevidade, quando no poder demonstram ser o que realmente são: apenas políticos como os outros. Não se pode confiar intergralamente neles, não se ´pode entregar para eles a legitimidade política e abandonar a cena, deixando toda a responsabilidade na mão deles. Não, temos que reinventar a política e pressiona-los todos os dias, exigindo as posições e as votações que interessem à população.

Como faze-lo? As organizações civis são uma boa opção.