SOMOS MESMO RACIONAIS?

Se entregar é muitas vezes o que queremos e o que evitamos a todo momento. O medo de sofrer nos deixa cada vez mais insensíveis, mas nunca "inteligentes".

Depois da entrega, das apostas, difícil é aceitar que só o amor não basta, que estivemos errados sobre uma série de concessões que fizemos e que na realidade são indispensáveis.

A maioria das pessoas levam muito tempo para aceitar que as "coisas" não deram "certo", outros levam a vida inteira achando, insistindo, persistindo, e sendo infeliz, e causando infelicidade...

Não há nada mais doloroso que reconhecer pra nós mesmos que não fomos bons o suficiente, que não fomos tão generosos o quanto achamos que poderíamos ser, que fomos enganados , massacrados por excesso de segurança, de confiança...

É, talvez os apaixonados se ferrem porque sempre acham que foram os "escolhidos" para serem felizes, sua história é a mais apaixonante, seu amor é o maior e o mais bonito, sua família será a mais encantadora... Talvez os apaixonados sejam pretenciosos em demasia. E quando esses castelos são levados pelo vento, descobrimos que estes eram de areia, frágil, comum, efêmero...

Efêmero, aceitar a fatalidade de que tudo passa é como um nocaute no último segundo do último round...

É tão frustrante, não sermos especiais, únicos pra quem amamos! É essa busca pela unicidade dos seres que causa tanta decepção. Queremos tanto sermos "únicos" que esquecemos de sermos nós mesmos...

E quando achamos que todos os caminhos levam ao fim, gritamos, esperneamos e juramos NUNCA mais nos entregarmos de novo! E o tempo passa, e como num ciclo vicioso, nos damos conta de que não importa a maneira racional com que as coisas da vida poderiam ser, nosso coração é na verdade o que MANDA na gente, o que COMANDA e DESMANDA também...

Somos racionais porque pensamos, é certo que sim, mas não agimos sempre racionalmente!

Somos animais sentimentais, que insistimos em acreditar no amor verdadeiro, mesmo sabendo que este tem a mesma probabilidade de dar errado quanto de dar certo. E em muitos casos a probabilidade de dar errado é muito maior. Mas, lá estamos nós entrando de novo num barco furado, acreditando de novo, que fomos "ecolhidos"...

Somos mesmo racionais?

ANA CÁTIA BARBOSA LIMA
Enviado por ANA CÁTIA BARBOSA LIMA em 16/07/2006
Reeditado em 31/08/2006
Código do texto: T195344
Classificação de conteúdo: seguro