Vitória, vitória!!!

O que deve conter um texto para atrair a atenção? Deve ser polêmico, deve brigar, deve ser enfático, deve demonstrar sabedoria, picardia, irreverência?

Ou credulidade, inocência, reverência, amor?

Ou melhor seria ser incrédulo, indignado, inspirado, inteligente?

De repente, esta crônica cai no lugar comum de fazer uma lista de atributos ao invés de escrever um texto.

Pois uma crônica deve dizer ao que veio, ou não veio.

Se nada aconteceu, registre-se o fato. Se os acontecimentos são os previsíveis, igualmente isto deve ser comemorado.

Se o Grêmio vai entregar o jogo, o problema é dos gaúchos. Para nós, flamenguistas a vitória é o único resultado aceitável, porque nós queremos conquistar o título.

Se o Brasil vai reduzir suas emissões em trinta por cento e os EUA apenas em quatro, isso é problema de quem? Houve evolução. O Bush não admitia nenhuma redução. Já o Brasil tem sido perseguido por causa do desmatamento da Amazônia, ao que o ministro Minc acrescenta também o desmatamento do Cerrado e da Caatinga. Então nós somos os heróis do meio-ambiente e vamos reduzir as emissões reduzindo o desmatamento. Alguém está contra?

Ninguém poderia ser contra. Mas queremos uma contrapartida, recursos sei lá de qual fundo para faze-lo.

E assim vai se construído a realidade de uma crônica, nem lista, nem humor, mas apenas o registro do tempo que passa, com a grana entrando no mensalão do DEM, viram, não escapou ninguém, o Brasil é isso aí, empresas fraudando impostos e alimentando os políticos que defenderão os seus contratos futuros.

Por isso que eu digo: viva o Flamengo!