Então...é Natal?! ! (EC)

TEXTO 1-E então...é Natal?

O ano passou voando,e era novamente natal!Viva!

O motivo que fazia a felicidade de todos não fazia a menor diferença para ela...Não lembrava de um natal feliz desde que era menina,quando

o ponto máximo era dividir a ceia simples com toda a família a mesa,os pais a avó e os seis irmãos.Faziam uma oração e todos iam para cama,

depois de comerem a sopa reforçada com pão,o prêmio de todos!Dormia junto com os irmãos e irmãs,nunca ficava só ou triste!.

Não tinha mais essa sensação de ser feliz desde que se casara,vitíma de paixão fulminante,aos 17 anos.O marido,pouco mais velho,tinha hábitos próprios,e não abria mão deles nem em datas especiais.

E ela se acostumou as suas escolhas!Cuidava dele com carinho e não se metia em suas atividades.Os filhos desejados não vieram,e ela se ocupava dele,preenchendo este espaço tão doloroso!Sem queixas.

Comprometida com ele,organizava a vida no lar:preparava suas

refeições,cuidadava de suas roupas,costurava suas meias,lustrava

suas botas,ouvia,com certa inveja,as histórias de suas viagens..

Se preocupava com o marido!A idade avançada trouxera reumatismo,a rinite,a vista cada dia mais turva,a tosse seca na madrugada,o ronco alto,a bexiga descontrolada.Mas o pior era a teimosia!Atualmente,

administrava seus remédios,pois "Este homem não sabe nunca a hora de tomar as pílulas,se faz de louco porque odeia tomar remédio!!"E foi um parto levá-lo ao médico,pois custou a admitir os sintomas...Era uma vida tranquila,sem surpresas...até o natal!

Como aturar a discussão de todo o ano?Quem aguenta? Fica furiosa por ele insistir em sair no meio da noite escura e fria,esquecendo as doenças e o trabalho que lhe dava,excitadíssimo com um trabalho tão sem precedentes?

-"Não ganhas nada para isso,criatura!És sem noção,homem de Deus!JÁ PENSOU QUE A APOSENTADORIA É UM DIREITO?E depois SOU EU que fico de madrugada sem dormir,pois voltas gripado e tosses feito um jumento!"

Nicolau dá de ombros.Pega o saco,verifica mais uma vez com carinho seu conteúdo,aperta os arreios do trenó.Ela furiosa,encontra os óculos dele no sofá e corre para entregar,antes que o tonto saia voando!"Vai que dê de cara em alguma árvore mais alta !"

Nicolau já olhava nos bolsos,procurava mesmo os óculos e sorri quando a vê se aproximar.Quando ele sorria assim,a idade desaparecia e o seu amor ressurgia,fazendo seu coração se derreter,mesmo depois de tantos e tantos anos!

-Tchau mamãe!Volto logo depois da meia noite,amor,prometo!

E saindo porta fora,agitando o chicote no ar,ele ainda ouve o berro dela,que ignorando o coração amorosamente acelerado responde:

-"Que mamãe que nada Nicolau!Prefere sair com este bando de veados,e me deixar sozinha de novo?!!POIS VÁ À MERRRDA!!!E nem vem pedir cházinho,massagem nem Doril depois,Nicolauuu!VIUUU?"

E,chutando o balde,xingando o marido até cansar,vai cear sozinha novamente nesta noite,engolindo as lágrimas de raiva,como em todo natal...Mas sem esquecer de colocar mais lenha na lareira ,fazer o prato dele e guardar no forno,afinal,"este velho-teimoso-nojento"sempre voltava com fome e com os pés gelados!

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Um Infeliz Natal.

Saiba mais, conheça os outros textos: http://encantodasletras.50webs.com/infeliznatal.htm

Brigeth
Enviado por Brigeth em 07/12/2009
Reeditado em 09/12/2009
Código do texto: T1964744
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.