A LAGARTA OBESA, (histórias que acontecem em Higienópolis)

Um dia no começo do Verão...

Chovera toda a noite e toda a manhã.

Uma chuvinha mansa e constante, caindo quase sem ruido, mas ensopando tudo e todos.

Depois, quando um vento vindo do mar abriu as cortinas de núvens, foi aquela alegria de ver crianças na rua, pássaros chilreando no céu e pessoas sem se esconderem debaixo dos guarda chuvas.

Aproveitei logo para sair também e dar uma voltinha pelo bairro.

Mal tinha dado uns 50 passos vi, arrastando-se pelo chão, uma "coisa" às riscas pretas e amarelas.

Não era lagartixa, nem salamandra, pois não tinha pernas nem lhe vi olhos.

Parecia uma lagarta gigante.

E era uma lagarta gigante, mesmo... Uma Lagarta Obesa!

Aproximei-me até quase lhe tocar, certa de que não era bicho capaz de saltar ou correr na minha direção.

Nunca vi lagarta tão grande, tão gorda, nem tão lindamente decorada.

E logo, sem ter que pedir licença, lhe tirei várias fotos.

Ao ver o meu interesse por aquela criatura, um empregado da loja em frente, disse-me que essas lagartas caiam duma árvore.

- Que árvore?perguntei.

- Ali, ali... A das flores laranja! 

- E como se chamam?

- A lagarta, não sei...

- Não, não, como se chama a àrvore?

- Ah, isso também não sei...

 Cheia de curiosidade perguntei ainda:
- E porque elas, as lagartas, estão a cair assim para o chão?

- É porque comem, comem até ficar assim grandes, pesadas e  caem... E isto assim todos os anos. 

E lá fui eu à cata das lagartas.

Até parecia que elas tinha usado a cor das flores para pintar algumas partes do corpo.

Foi então que vi um homem a conversar com o seu cachorro e a olharem ambos para o chão.

Percebi logo que também eles estavam fascinados com as lagartas. 

E logo encetamos uma conversa. 

O cão, obviamente instruido a tal, apenas olhava e torcia o nariz.

O dono lamentava estar sem máquina fotográfica... 

Mostrei-lhe as fotos já tiradas, e ele prontificou-se a colocar a mão ao lado da lagarta para termo de comparação. 

Então, lembrei-me que poderia enviar-lha diretamente do celular por e-mail. E assim foi.

( As fotos, assim como o texto, estão publicados no "Meu Diário", e a árvore das lagartas é uma Jasmim-Manga)
Eugénia Tabosa
Enviado por Eugénia Tabosa em 11/12/2009
Reeditado em 11/12/2009
Código do texto: T1971856
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.