Minha Belo Horizonte

Foi um belo amanhecer!

Foi um belo dia de céu azul, azul, e um calorzinho gostoso após uma semana inteirinha de insessante chuva.

Agora, o céu já encoberto pelo manto escuro da noite, deixa transparecer as estrelas. Cintilam lindas lá em cima, e aqui embaixo, nas principais praças, ruas, avenidas; nos prédios, casas, igrejas, lojas, e em muitas árvores, a cidade se ilumina. É Dezembro, mês de aniversários. Hoje foi o seu natalício, mas ela se prepara, se veste para a festa maior, o Natal do Menino-Jesus. Está linda!

No horizonte, sempre belo, apenas o sombreado de suas serras, salpicadas de luzinhas amareladas; uma aqui, outra alí, outra acolá! Não deveriam estar lá, mas estão; é o preço do seu crescimento.

Cento e doze anos! Muitas mudanças, mas sempre bela!

Não tem o mar encantador do litoral, mas tem um "mar de bares"; é assim que dizem da "cidade dos barzinhos", onde o murmurinho de vozes, copos a tilintar, risos, olhares brilhantes e felizes se fazem notar. Também tem música da melhor qualidade; é só escolher! Noite adentro, muitos tin-tins se ouvirão e o brinde é um só:

"Parabéns, Belo Horizonte!"

E pra completar, a canção mais tocada ultimamente:

"É aqui que eu amo,

é aqui que eu quero ficar,

pois não há,

lugar melhor que BH!"(*)

* * * * * *

Não adianta ter o belo Parque Municipal e o Parque das Mangabeiras, as belas praças: da Liberdade, do Papa, da Bandeira, a Praça Sete, a Praça da Estação, a Praça Raul Soares; as belas igrejas: de Lourdes, Boa Viagem, São José, São Sebastião, São Francisco de Assis; belas árvores, belos monumentos, belos museus, a bela Lagoa da Pampulha e o belo conjunto arquitetônico que a cerca; os belos estádios: Mineirão e Mineirinho, e tantas belezas mais, se o povo que a habita não cuida com o devido carinho desta cidade.

Que a grande população de Belo Horizonte trate melhor da sua casa!

* * * * * *

(*)César Menotti e Fabiano