INQUIETAÇÕES

Já dizia em sua poesia intitulada Autopsicografia, o saudoso poeta modernista português Fernando Pessoa: “O poeta é um fingidor/Finge tão completamente/Que chega a fingir que é dor/A dor que deveras sente./E os que lêem o que escreve,/Na dor lida sentem bem,/Não as duas que ele teve,/Mas só a que eles não têm. /E assim nas calhas de roda/

Gira, a entreter a razão,/Esse comboio de corda/Que se chama coração.”

Entretanto, nem tudo o que se traduz em versos é fantasia. O Poeta também parte de suas emoções e inspirações pessoais para libertar sua voz interior e desvendar os insondáveis mistérios da alma. Quando um poeta decide romper a barreira do silêncio e verbalizar suas inquietações através de palavras, é hora de render-se a uma boa leitura e permitir-se viajar pelo universo das letras, seu habitat interior. E em “Inquietações”, o primeiro livro do Escritor e também Professor Lourival Limberger, pode-se constatar que esses elementos são exteriorizados com maestria. Nas palavras do próprio Lourival: “Todo aquele que escreve busca desnudar sua própria alma e enxergar-se por dentro. Escrever é remexer velhas gavetas, revolver antigos armários, reencontrar objetos guardados e outras tantas quinquilharias. É promover um inventário das coisas da alma e do coração. É o encontro com mundos interiores, alguns conhecidos, outros perturbadores. E há de se pôr para fora o que se agiganta por dentro.”

Minha alegria em participar do lançamento de um livro de um conterrâneo carazinhense não é só por ter recebido um agradecimento especial impresso em livro, tampouco por tê-lo apresentado oficialmente em um evento que reuniu inúmeras pessoas. Acima de tudo, Lourival é talentosíssimo e é meu amigo. Conheço sua trajetória, alguns sonhos e aspirações. Compactuo de muitos deles, afinal, o amor que dedicamos à literatura vai além de nossa formação acadêmica em Letras. Quem escreve, o faz despretensiosamente de fatores financeiros, pois em um país que pouco investe em cultura, são praticamente mínimas – para não dizer nulas, já que não perdemos a capacidade de sonhar – as chances de receber reconhecimento ou projeção nacional e internacional. Mesmo assim, persistimos no ideal, pois só nos sentimos completos quando investimos em nós mesmos. Quando passamos a acreditar em nossa própria capacidade, faço minhas as palavras de Paulo Coelho: “Todo o universo conspira a favor”.

Para nós, que somos colegas de trabalho na Biblioteca Pública Dr. Guilherme Schultz Filho, é motivo de honra e orgulho contarmos com uma grande competência como a do Lourival em nosso quadro funcional e aproveitamos o ensejo para homenagear nosso Escritor e convidar a todos a conhecer sua obra. Quem tiver interesses em adquirir o livro, pode entrar em contato comigo através de e-mail. O preço é R$15,00. Muito pouco diante do vasto investimento cultural que terão o privilégio de consumir.

Patrícia Rech
Enviado por Patrícia Rech em 13/12/2009
Código do texto: T1976658
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.