Conhecimento é poder

CONHECIMENTO É PODER

Meu texto “Subversivos x Militares”, de 5 do corrente, foi escrito antes de ler as declarações do general Nivaldo Cordeiro que chegou por e-mail hoje às minhas mãos. Gostei muito de suas declarações e como defende o brio e os ideais do Exército brasileiro. Não fui subversiva, assim como ninguém da minha família, e também como não tenho militares entre os meus, posso falar na neutralidade do meu posicionamento. Foi o que fiz. Reconheço, como cidadã, que houve excesso dos dois lados. Continuo achando que uma pessoa que escolhe a profissão das armas é porque sente a vocação para a guerra. Penso, porém, que não há paz se não tivesse havido peleja antes. A paz é o gesto concreto que interrompe uma desavença, uma ação bélica. Nesta linha de pensamento, se uma das partes não deseja retroagir, mudar de atitude, somente transferir de mão a vitória, a luta continuará eternamente. Sempre um lado se sentirá lesado, vítima de injustiça e desejoso de vingança. Tenho medo que seja exatamente o que acontece no Brasil, nesta hora. As autoridades, como disse o general Nivaldo Cordeiro, com o poder político que atualmente detêm, querem modificar o resultado do jogo de futebol, depois do apito final, como gosta de comparar as situaçõs o Presidente Lula. Anular a súmula e determinar que o perdedor foi o vencedor, na marra.

Lembro-me de uma mulher, logo que comecei a trabalhar no Itamaraty, por volta de 1960, que encontrei numa festa diplomática. Ela me disse que foi taquigrafa (não existe mais esta profissão na era dos gravadores) no Palácio do Catete e presenciou uma reunião do Presidente Getúlio Vargas com seus ministros. Dirigindo-se especificamente ao ministro da educação, pediu um plano de desestruturação do ensino no Brasil que, naquela época, tinha a sua melhor atuação nas escolas públicas – Colégio Pedro II. Se isso é verdade ou conversa de festa, não sei. Mesmo porque, nem me lembro mais do nome desta mulher. Porém, nunca esqueci do que ela me disse. De concreto, todos sabemos que povo analfabeto é mais fácil de se controlar e o sistema educacional brasileiro está falido. Falo como professora de matemática. Para colocar cabresto na massa, basta deixá-la na ignorância. Por essa mesma razão o acesso à Internet não será facilitado, como fizeram com os celulares. Hoje em dia qualquer um tem telefone móvel, ao passo que disponibilidade de computador e entrada na rede, só uma minoria goza. Conhecimento é poder. O nosso Presidente tem conhecimento; não tem instrução, que é o que dá discernimento e ponderação.

Gilda Porto
Enviado por Gilda Porto em 07/01/2010
Código do texto: T2016059
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.