Critica cotidiana!!!

Você já reparou como é difícil fazer um churrasco em sua casa, se divertir à beça com os amigos, mas na hora em que todos vão embora lá esta você e mais alguém, para limpar toda a bagunça que todos fizeram mas ninguém se prontificou a ajudar. Mas já reparou como é fácil você ser convidado para um churrasco, se divertir muito, e hora que te da “aquele sono” você diz, "Realmente adorei o churrasco, mas agora tenho que ir, muito obrigado pelo convite", e vai embora sem pensar quem arrumara tudo aquilo depois. Uma simples analogia cotidiana, mas por que não levar tal analogia para um lado mais "sociólogo"?

Quantas vezes você já não ouviu alguém reclamando, "Nossa, odeio morar nesse país, você não arruma emprego por nada nesse mundo", com certeza não da para se contar nos dedos. Agora tente contar nos dedos a seguinte frase: "Nossa, eu não quero gastar todo o dinheiro que tenho com faculdade, de nada me vale isso", com certeza sobraram dedos para contar. Ou então, as pessoas reclamando que o preço do telefone subiu: "Nossa, um absurdo como esses políticos roubam, você viu? Subiu em 30% a taxa de pulso? Mas como é dificil para algumas pessoas deixar de ligar para a amiga para reclamar que uma barata esta em seu quarto. Mais comum ainda é Você ouvir: "aquele imbecil que fica tacando fogo no mato, será que ele não sabe que tenho bronquite", o incrível é que é quase impossível você sair da sorveteria e não jogar o papel do sorvete no chão, ou então abrir uma bala no carro e jogar o papel pela janela, ou aquela cerveja que acabou de terminar. E quando você liga para aquela sua amiga e descobre que você esta mal falada no trabalho. Mas é incrível que um dia antes você não deixou de ligar para a mesma amiga e dizer do "show" que a vizinha deu na rua por causa do marido, e não esquecer de dizer que ela não sabia dar valor ao marido e era uma idiota, antes de desligar o telefone. E como é bom criticar o mensalão não? Pois é, eu também adoro, mas ontem mesmo eu não tive dó em devolver 50 reais que "achei" na rua, mas na verdade eu tinha visto cair a nota do bolso do homem. E como é bom sentar com aquele vizinho, sabadão, 4 horas da tarde, tomar uma gelada, e reclamar que o outro vizinho trabalho tem o mesmo cargo que o seu, e uma condição de vida relativamente melhor, mas é dificil você reparar que esse vizinha as 4 horas da tarde, desse mesmo sábado, esta chegando do trabalho. E quando você quer se matar por não ter passado na faculdade, e aquele seu amigo passou? Mas como é dificil lembrar que naquela semana, enquanto você dormia a tarde, ele estava lá estudando.

Pois é, simples dizer "O que eu fiz pra merecer isso?", mas é complexo de mais para o ser humano se perguntar: "Mas onde esta a raiz do problema para que possa corrigi-lo?”.

Ivanzinhu
Enviado por Ivanzinhu em 25/07/2006
Código do texto: T201777