UM ANO NOVO REGIDO PELO AMOR

Ano Novo... Mais uma vez a Terra encerra um percurso pelo universo em torno do Sol recomeçando outro, e com ela, nós também deixamos para trás um tempo, fechamos um ciclo para vislumbrar outro... Quantos céus veremos nessa odisséia terrestre? Sim, porque nunca o céu é o mesmo e sempre há algo especial para percebermos. Quantas voltas daremos? O que viveremos? Não se sabe... Tudo isso está além do véu que encobre o futuro. Véu que nossos olhos mortais ainda não podem atravessar.

Mas isso não tem importância alguma, pois o que importa mesmo é o tempo presente que se expressa num momento de reflexão. Refletir sobre o que realizamos e o que ficou por realizar; em que fomos fracos para aprendermos a nos fortalecer; o quanto choramos e o quanto precisamos sorrir... Nessa reflexão, uma pergunta, para descobrirmos o saldo positivo ou negativo de nossas ações vividas, se torna imprescindível: O quanto fui amor?

Assim, após esses questionamentos, poderemos calcar as bases do ano futuro que chega tecido pelas mãos do tempo, abençoado pelas mãos de Deus e que tomará a forma que nossos sonhos o projetarem na realidade.

O quê? Não conseguiste comprar a roupa da passagem de Ano? O dinheiro não deu para fazer um banquete nem comprar as lentilhas e as romãs para atraírem sorte e fortuna? Não se preocupe ou se entristeça com isso, pois nada disso também importa. Mais importante que nossa veste física é a nossa veste espiritual, o que possuímos dentro de nosso coração... O esplendor de nosso espírito. Quem tem a força capaz de nos dar tudo de que precisamos: O Criador (Deus, nosso Pai) ou suas criaturas (romãs, lentilhas, cores, etc.). É claro que é Deus e se Ele está dentro de ti estás completo, pois tens o mais valioso, origem e fonte de todas as virtudes e de todo o bem: o amor.

Eis aí a palavra que expressa o sentimento que busquei para resumir meus desejos para todos nesse Ano Novo. Pensei em falar de muitos outros como a paz, a sabedoria, a solidariedade, mas todos nascem do amor. Esse sentimento é a seiva que dá vida a todos os milagres, ainda os mais impossíveis; que nos impulsiona a fazer o bem, e que deve ser a força utilizada para realizarmos nossos projetos. O amor é forte proteção, nos eterniza e preenche completamente. Ele é o segredo da solução dos grandes e pequenos problemas que existem no mundo, desde a cura de uma doença às grandes guerras. Talvez seja até mesmo o segredo que sustenta todo universo e não o sabemos.

Que o Ano que agora nasce seja envolto, tomado, regido e guiado pelo amor. Que enquanto a Terra inicia e segue sua nova jornada em torno do Sol e com ela também nós (e que seja magnífica), iniciemos e sigamos também a nossa em torno do que deve ser a força e o centro de nossas ações, pensamentos, enfim, das nossas vidas: O amor.

Feliz Ano Novo a todos!

Publicado em:

29/12/2007 no Jornal Dário do Pará/PA;

01/01/2008 no Jornal O Liberal/PA