Loucura da consciência

"A loucura que eu quero é a loucura da consciência".

Quando ouvi essa frase, pensei: "Ih, que filosofia".

Não que eu não goste de filosofar, pelo contrário, entretanto, diariamente busco ser mais prática.

Certo?

Hoje não.

Em pensamentos não sou nada objetiva, minha cabeça já viajou mais do que eu...

Tudo isso para contar que parei para pensar na bendita frase.

E não é que me identifiquei?

Estou indignada. Triste. Decepcionada. Irritada com o mundo que se apresenta para nós.

Ver telejornal? Só com um lencinho do lado. Ler jornal? Só resumo de novelas.

Claro!

O mundo real está me enlouquecendo.

E mais ainda porque percebo que por mais absurdos que sejam os acontecimentos, já existe uma banalização dos fatos.

Já é normal.

Muitos não se espantam mais.

Ou seja, louca sou eu, ou qualquer pessoa, que ainda fica chocada e se mobiliza diante das tragédias e atrocidades que presenciamos.

Loucos somos nós.

Me poupando, não assisto mais noticiários. O que eu ganho? Informações?

Ah sim, que a filha armou com o namorado para assaltar a mãe? Normal.

Outra armou para matar os pais. E matou. Normal? Claro, "os pais não souberam educar, dá nisso". É mais ou menos, querer dizer: "Agora que paguem..."

Eu já penso..."que descansem em paz"...Só assim agora não é mesmo?

E assim muitos enxergam essa situação, e isso realmente me machuca. Tanto quanto a impotência que sinto.

É aquela velha história: quero salvar o mundo como a menina de 15 anos quer encontrar o príncipe encantado no cavalo branco. Ambos pura ilusão. O que não é ilusão é todos nós termos consciência de fazer um pouquinho a cada dia, em prol desse objetivo.

Diante de tudo isso, você ainda escuta certas "filosofias": "Todos somos responsáveis por tudo isso que acontece no mundo".

Mas perai, mas eu não fiz nada!

E nem deixei de fazer o que deveria. Me esforço, humildemente, para cumprir meu papel de cidadã, e preciso escutar isso?

Não, não.

Como posso não achar que estou ficando louca?

E assim, voltamos para o começo...

O que eu quero mesmo?

Quem acertar é porque mergulhou na loucura junto comigo.

Cuidado!

NATACHA MORAES
Enviado por NATACHA MORAES em 15/01/2010
Código do texto: T2031115