A midia exalta as tragedias

“ABASTECIMENTO” DA MIDIA

Crônica de Iran Di Valença

É simplesmente impressionante como a mídia é abastecida de noticias manchetárias (é um neologismo), significando fatos novos que provocam manchetes. Estou certo que a mídia é uma das responsáveis pelo enriquecimento do idioma. Possivelmente os gramáticos os catalogam e os incorporarem como novos verbetes. O que é curioso é o duplo sentido que apresentam quando o assunto não é tragédia. Outras infundadas, somente para atrair a atenção do leitor. Outras exploradas pelos Cassandras (personagem da mitologia grega) das noticias, como os acusava o FHC. Alcancei a época que o gazeteiro (neologismo de vendedor do jornal) anunciando aos gritos grandes tragédias ou dramas para atrair compradores. Gostaria que a psicanálise ou psicologia me esclarecesse por que o povo gosta de más noticias; por que o povo ouve avidamente o noticiário policial, principalmente? Cabe-me ressalvar que é um programa absolutamente desinteressante para mim, porém acompanho as noticias sobre todos os demais eventos e assuntos que a comunicação nos enriquece e nos faz evoluir. Aprecio estar bem informado. Não nego que acompanho o noticiário envolvendo crianças, conquanto o assunto me seja extremamente doloroso. Não concebo como alguém tem um ego tão vil para agir com maldade contra um ser inocente, um broto de vida! Ora, ora, não desviemos o assunto do “abastecimento” de noticias da mídia.

Lamentavelmente as grandes tragédias tende a acontecer justamente nos períodos festivos, mesmo na semana da páscoa, a maior tragédia de toda memória histórica, na celebração da ressurreição, por mim totalmente incompreensíveis. Não concebo e nem sei que alguém comemore o falecimento do seu ente mais amado, meses depois ou no dia imediato. Talvez o faça algum herdeiro privilegiado.KKK. Acho uma excrescência de absurdo.

Há algo que observo: As tragédias abalam e comovem o povo e lhe demonstra solidariedade. Todavia, há uma classe que é enriquecedora das manchetes mais surpreendentes e que provocam pasmos ao povo em geral, é a classe política. Há uma categoria entre eles que se degradam perante a opinião pública, sobretudo causam danos moral na avaliação da vida e conseqüente da família. Até pensei que a democracia pudesse separar o joio do trigo. Até já externei um pensamento filosófico: “O povo tem a cara dos políticos que ele elege para dirigi-lo.”

Acrescentando outro: “O lixo jogado na rua de uma cidade é a foto da cozinha do seu povo”.

Há, esqueci: Os políticos são, sem dúvida nenhuma, autores de numerosos novos verbetes.

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 16/01/2010
Reeditado em 17/01/2010
Código do texto: T2032423