SOS – Haiti

Todas as religiões pregam que somos irmãos. A maioria dos seres humanos se compadece ao ver a dor do próximo. Temos a tendência de nos emocionarmos diante de uma catástrofe. Ainda temos coração. É o que estamos vendo nos noticiários, os países se mobilizando para ajudar.

Haiti, como um país paupérrimo, sofrido, arquejante merece, deseja, precisa ser socorrido. Como tantos outros países, ele necessita de mãos amigas. No momento grita aos quatro cantos: Socorro! Socorro para suas vítimas que estão soterradas, mas que a cada momento perdem as chances de sobrevivência porque faltam máquinas para levantar os pesados blocos que dificultam a retirada dos entulhos. Falta água potável, falta alimento para quem sobreviveu à catástrofe. Falta assistência para os feridos. Falta pessoal para enterrar os mortos. Tudo isso contribui para uma destruição maior. Logo surgirá uma epidemia, uma mortandade incomparável em toda história dessa nação porque seu povo foi duramente atingido e por si só não poderá se reerguer, recomeçar.

Sei que o que vejo não é o verdadeiro quadro da realidade, pois quem viveu a situação ou está presenciando a cada momento viu e continuará vendo coisas inarráveis, porém preocupo-me porque preciso continuar inclinada a me sensibilizar com a dor alheia. Choro ao contemplar os quadros de terror onde a população corre de um lado para outro a procura de uma gota d’água. Crianças, jovens, adultos e velhos, ninguém é poupado. É hora de refletirmos um pouco para uma verdade que está palpável, visível e que nos grita aos ouvidos: a vida é um sopro, fomos todos feitos do mesmo material, o pó da terra. Na hora da adversidade ninguém é poupado. Rico, pobre, grande, pequeno, sábio ignorante, todos somos do mesmo material. Somos perecíveis.

Na limitada condição que muitos brasileiros vivem podemos fazer algo. Não nos custará um centavo, mas exigirá de nós um coração compassivo. O que podemos fazer é orar. Intercedamos por essa nação. Intercedamos pelas famílias enlutadas, sejam elas haitianas ou não; intercedamos por quem vai administrar a ajuda em dinheiro, para que haja fidelidade e compromisso em aplicar cada partícula de doação em prol de todo povo atingido. Intercedamos para que cheguem água e alimento para todos. Intercedamos pelos que estão feridos, e também pelos que estão debaixo dos entulhos para que o socorro chegue antes que seja tarde. A intercessão não nos custará nada. Isso pode ser feito e agradará o coração de Deus.

Ione Sak
Enviado por Ione Sak em 16/01/2010
Código do texto: T2032592
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.