Ser Alguém na Vida

Escuto um pescador dizer com orgulho que tem se empenhado para que seu filho “seja alguém na vida”. Tudo o que conseguiu economizar ao longo dos anos e grande parte dos seus parcos rendimentos atuais são destinados aos estudos do garoto – este é o seu projeto para tornar o filho, alguém.

Mais do que válido, é louvável todo e qualquer investimento na educação, estudo e cultura, pois assim é possível a transformação dos indivíduos e da realidade que os cerca.
 
A questão que disparou minhas reflexões foi a expressão “ser alguém na vida”. O que é mesmo ser alguém na vida?

Um ninguém se torna alguém quando conclui uma graduação? Um doutorado? Quando consegue um bom emprego? Quando ganha muito dinheiro? Faz sucesso? Vira uma celebridade? É isto?

Assim, nascemos ninguém, no máximo, filhos de alguém, e poderemos ou não, um dia nos tornarmos alguém?

Quando olho através do que é mostrado na mídia vejo celebridades, políticos, pessoas bem sucedidas financeiramente e outros que são considerados “alguém na vida”, que não acrescentam valor real à vida das pessoas ou do mundo que vivem. 

Pessoas que vivem na superfície de si mesmas, um bando de célebres ninguéns, com seus discursos vazios, sem substância, sem criatividade e acreditando e levando alguns outros a acreditar que são alguém, quando não passam de miragens.

No entanto, encontro pessoas que vivem no anonimato, uma vida simples, mas enraizada na profundidade de suas almas. Com inteireza, integridade, dignidade e honestidade, “são alguém na vida”.

Vivem a partir da perspectiva do que neles é mais essencial, original e verdadeiro.
 
São essas pessoas que fazem a diferença, porque ousam ser quem são, porque ousam escutar suas almas e viver conectados a elas
.
Norma Suely Facchinetti
Enviado por Norma Suely Facchinetti em 22/01/2010
Código do texto: T2044188
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.