Ser ou não ser, eis a questão...

Desde os primórdios da humanidade, são as duvidas que norteiam nossas maiores descobertas.

Analizando nossa história, perceberemos que a duvida, nasce com o inicio do próprio homem, graças a essa necessidade, de explicação para todos os fatos, que possuimos. Nosso desejo de conhecimento e esclarecimento a cerca de tudo o que nos rodeia, é um instinto primitivo e natural, que nos beneficia e aflige tantas vezes.

Na Grécia Antiga, a duvida original, "de onde viemos, para onde vamos", foi o que levou à criação de divindades mitológicas. A tentativa de esclarecimento acabou despertando a necessidade de pensamento de algumas pessoas, que ja insatisfeitas com tal explicação vaga e incoerente, fizeram com que a duvida desse luz à filosofia. Foi nossa velha e conhecida amiga (tantas vezes inconveniente) que iluminou e inspirou os mais brilhantes filosofos, dentre eles, um teve a duvida como base de toda a sua filosofia.

Descartes era matematico, prezava pela precisão de uma certeza indubitavel. Para alcançar tal certeza, teve que colocar à prova tudo quanto considerava verossímil, até encontrar a convicção de que o ato de pensar (e duvidar) era a primeira verdade absoluta.

É nosso pensamento o pai de toda a dúvida. Existem pessoas as quais observamos que nos parecem sempre tão seguras, já outras, incapazes de tomar qualquer decisão sem longo periodo de reflexão. Entretando apesar de todos possuirmos certezas que nos parecem inabalaveis, quando menos se espera podemos descobrir que nos enganamos a vida toda! E agora? Na desfragmentação de nossas certezas, nossa mente é tomada por duvidas que nos afligem e perturbam, tirando-nos o sono não poucas vezes. Mas por que tantas duvidas nos deprimem? Quando encontramos em confronto razão e coração, tendemos a nos deprimir pois nossas certezam entram em batalha com nossas vontades. Essas duvidas nos punjem pois contradizem o senso de moralidade que nos impomos. Serão todas esses noções de civismo, ética e moral, que aprendemos desde a tenra idade e carregamos pela vida como sendo nossas, realmente o correto? Certezas prontas, infundidas em nossa mente, alienantes e sufocantes não são, em definitivo, absolutas. É isso que faz cada duvida ser tão importante. É duvidando que criaremos nossa própia percepção, construiremos nossas próprias certezas.

O saldo da duvida afinal é positivo, é o principal fruto da nossa capacidade de pensar, nosso direito de escolher nosso caminho, e principalmente, a formação da nossa personalidade. As crianças costumas bombardear seus pais de perguntas, exasperantes as vezes, mas são pelas respostas que buscam, que elas passam a conhecer a vida.