Mas não é aqui? (EC)

"...E ao ouvir o silêncio sorridente de São Paulo

Diante da chacina

111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos

Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres

E pobres são como podres e todos sabem como se tratam os pretos

E quando você for dar uma volta no Caribe

E quando for trepar sem camisinha

E apresentar sua participação inteligente no bloqueio a Cuba

Pense no Haiti, reze pelo

O Haiti é aqui

O Haiti não é aqui....."

Quando Caetano escreveu esta música sobre a miséria,pedia que se pensasse não só nos brasileiros "pobres e negros" ,mas sobre o Haiti,e sua situação há anos atrás!Eu mesma nunca liguei para o Haiti,só sabia que era na América Central....

O Haiti já era um país arrasado pela guerra civil e governos desastrosos antes do terremoto- Papa e Baby Doc, J.B. Aristide,e outros ditadores.Descobri num livro muito antigo que é o único país das Américas de população predominantemente negra,oriunda de ex-escravos que fizeram o país independente e antes de outros países!Mas com maioria de pobres,segregados pela cultura religiosa (Vudu) e falta de opção política,sempre foram isolados e politicamente esquecidos por falta de interesse exterior....

Depois que o terremoto arrasou o que não precisava mais ser detonado,o Haiti virou moda!Parece que todo o mundo se preocupa em ''mostrar preocupação'' com um país que está MISERÁVEL,quando era só O MAIS pobre das Américas,faz caras e bocas e diz o que doou,para aparecer na televisão!Enquanto a procissão dos desesperados pela fome,sede,orfandade,doentes só aumenta!

E disto é o que o país menos precisa....

Ver as imagens do Haiti virou o realitty show dos horroses,com cenas de superação e violência pela sobrevivência.O mais difícil é organizar a populaçaõ para receber a pouca ajuda humanitária que consegue chegar no país,sem estradas,sem luz,sem água,sem telefone,sem bancos ou loja funcionando,sem remédios,sem aeroporto,sem porto,sem esperança!O país virou um inferno à céu aberto!

E todos que se preocupam com o mundo tosco e miserável sabia disto,como Caetano Veloso,Dona Zilda Arns ou o casal Angelina Jolie e Brad Pitt!Caetano alertava sobre a miséria em sua música.O casal já conhecia o país e prestavam ajuda antes do terremoto.Foram os primeiros a fazer doação e incentivaram outros.Dona Zilda morreu enquanto fazia uma palestra numa igreja haitiana,ensinando a este povo sofrido o que já fazia no Brasil,através da pastoral da Criança,

onde salvou milhões de morrerem de fome e desidratação com medidas simples.(Uma perda irreparável neste nosso Brasil de maus exemplos e egoísmo!)

Há os que se enfurecem comparando o Brasil com o Haiti,cobrando ajuda do governo nas nossas catástrofes antes de auxiliar os outros lugares.'"O Haiti é carente,mas naõ é aqui,temos nossos problemas"!Mas a nossa situação é diferente!Estamos organizados,pessoal!Nós temos em primeiro lugar o próprio povo,a defesa civíl,o exército,os bombeiros!

E mais,o que nos torna vulneráveis é a MISÉRIA CONVENIENTE!

E esta nossa miséria tem DONO,tem MANDANTE,tem ÉPOCA de aparecer na mídia (com vários interesses coordenando), e pode ser extinta se houver outro tipo de colaboração através de VOTO...E eles lá nem exército tem!

Lembrando as doações: o Vaticano só doou orações,bem como não sei de nenhuma campanha evangélica para doar dinheiro aos brasileiros (seu maior rebanho) flagelados nos estados brasileiros arrasados pelas chuvas, não vi nenhum jogador de futebol brasileiro ou pagodeiro abrindo seu cofrinho em favor de ninguém,mesmo aqui nas nossas catástrofes...quem se importa não é mesmo,se o Haiti não é aqui?

O Haiti não é aqui,descobri há anos,no tal livro antigo,que era um Atlas,mas nunca estivemos tão próximos!

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Encontrei num Livro Antigo...

Saiba mais, conheça os outros textos: http://encantodasletras.50webs.com/livroantigo.htm

Brigeth
Enviado por Brigeth em 29/01/2010
Código do texto: T2057708
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.