O QUE É LIBERDADE?

“Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade, porque toda a lei se encerra num só preceito: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18).

O que será a liberdade em um mundo onde nos sentimos tão presos pelas coisas e pessoas? Muitas pessoas se tornam escravas de sentimentos e impulsões, porque na maioria das vezes não estão voltadas com os olhos para Deus. A liberdade que Deus nos deu foi gratuita, e á partir do momento que Jesus morreu por nós, é que realmente temos a convicção que sempre seremos livres pelo teu imenso amor em sua cruz, que representa todos os nossos pecados.

A maioria das pessoas acha que a liberdade é sinônimo de escolhas impensadas, decisões inesperadas e um mundo voltado totalmente para as farras, festas que acabam levando-os para o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, drogas, e uma sexualidade desregrada. Em Eclo 15,14 diz que “Deus deixou o homem nas mãos de sua própria decisão” E isto significa que podemos decidir qual caminho poderemos seguir, independente das vontades de Deus. Porém segundo o Catecismo da Igreja Católica a liberdade é o poder, baseado na razão e na vontade de agir ou não agir, de fazer isto ou aquilo, portanto, de praticar atos deliberados. Pelo livre-arbítrio, cada qual dispõe sobre si mesmo. A liberdade é, no homem, uma força de crescimento e amadurecimento na verdade e na bondade. A liberdade alcança sua perfeição quando está ordenada para Deus, nossa boa-aventurança.

Isso nos revela que se temos o livre-arbítrio, podemos de fato escolher através de nossas opções o que será bom e ruim para crescermos em nossa fé e como pessoa. É necessário para isso tomarmos uma decisão pelo caminho do Senhor, e termos a consciência de que será muito bom realizarmos os planos de Deus em nossas condutas e vida diária. Quando crescemos desmentimos, pois só aprendemos a condição de ser adulto, pelas frustrações, feridas, desilusões, desamores, compromissos e as violências que os nossos olhos vêem e passam por nós como um despertar de alma. O universo se desencanta, o sol não tem o mesmo brilho, a vida não tem a mesma essência quando nós crescemos, ou seja, crescer é se libertar das coisas que nos prendem, e por isso que a vida se desencanta quando nós crescemos, pois somos do espírito quando somos crianças. Quando somos crianças pensamos como criança, agimos como criança, falamos como criança, raciocinarmos como criança, mas depois que nos tornamos adultos, eliminamos toda a pureza de uma criança. Por isso que Jesus diz em Marcos 10,14-15: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham. Na verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará.”

Assim o Senhor vem nos perguntar: “Que mentalidade você quer ter neste mundo?” O efeito das inconseqüências humanas tem abalado muito as pessoas, e todos com isso, diretamente, sofrem muito por essas negligências que o ser humano tem feito. Deus nos diz em seu evangelho que devemos ter o nosso coração puro, porque pertence ao espírito, e divide bem neste trecho da bíblia que nos mostra o seguinte:

“Mas, se vos mordeis e vos devorais, vede que não acabeis por vos destruirdes uns aos outros. Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis. Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito. Não sejamos ávidos da vanglória. Nada de provocações, nada de invejas entre nós.” (Gálatas 5,15-26)

A liberdade feita de maneira errada, resulta em um poço que não tem fundo, e não nos levará a caminho algum. Por isso o Senhor nos corrige para que andemos pelo nosso espírito, e que possamos nos conduzir pelas boas ações que o ser humano carrega em sua integridade legítima. O ser humano é muitas vezes guiado pelas suas emoções e desejos e se encontra em um labirinto sem saída, porque não encontra o preenchimento para a totalidade de sua alma, mas apenas um complemento, ou talvez uma simples metade que nunca se transformará em algo completo.

Devemos ter a consciência de que se perdemos os valores de pessoa, teremos que reverter o quadro de sentimentos passando a analisá-lo de frente, ou seja, encarando-os para modificarmos aquilo que falta em nossa vida. O que te falta para você ser feliz? Será que você tem encontrado felicidade nas coisas? Ou dado o peso a alguém para te fazer feliz?

Pergunto isso, pois as pessoas hoje em dia só estão preocupadas em serem felizes, e claro, isso é um desejo de qualquer ser humano, mas devemos ficar atentos onde podemos realmente buscar a felicidade que tanto almejamos. No Catecismo fala que “o homem com sua abertura à verdade e à beleza, com seu senso do bem moral, com sua liberdade e a voz de sua consciência, com sua aspiração ao infinito a á felicidade, o homem se interroga sobre a existência de Deus. Mediante tudo isso percebe sinais de sua alma espiritual. As bem-aventuranças respondem ao desejo natural de felicidade. Este desejo é o de origem divina: Deus o colocou no coração do homem, a fim de atraí-lo a si, pois só ele pode satisfazê-lo.”

Alguns de vocês vão se questionar: “Como só Deus pode satisfazer as minhas necessidades?” Muitos que não são cristãos, e até mesmo as pessoas que já vivem há um bom tempo dentro das igrejas acham que Deus só supri as coisas que apenas nos fazem falta, mas no fundo, todos tem o conhecimento que quando batem as dificuldades e precisamos prosseguir com força, todos movem os olhos e o coração para o Senhor. Deus pode suprir tudo em nossa vida quando estamos determinados a deixá-lo fazer as obras em todos os sentimentos e ações que tomamos. Ele não coloca obstáculos para nos ajudar naquilo que precisamos. Se você quer ser livre, seja de Deus, e deixe-o agir fortemente em seu pensar, falar e agir. Não tenha medo de se entregar nas mãos de seu Criador. Ele nos criou para sermos livres das depressões, calúnias, invejas, livres das raivas, dos vícios, sentimentos ruins. Jesus nos salvou naquela cruz para sermos livres das mãos de Satanás, por isso somos pessoas privilegiadas, amadas e abençoadas por Deus. Ele quer o melhor para nós em todos os sentidos, e não cabe você escolher a sua liberdade de forma errada, se quem estará prejudicando-se com suas decisões, é você mesmo e a sua alma que no fundo anseia por Deus.

“A verdade e a felicidade residem em Deus” (Santo Agostinho)

Roberta Mendes de Araújo
Enviado por Roberta Mendes de Araújo em 30/01/2010
Código do texto: T2059604
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.