Sem o outro o eu não existe

Caminhei pela vida!

Amadureci - acompanhei o tempo...

Percebi distintamente o conjunto de traços culturais, ideológicos.

A realização de si, a necessidade para o indivíduo de se integrar na coletividade, costumes sociais, crenças etc.

O saudoso livre-arbítrio, sem dizer adeus, desaparece de nossa vida durante a juventude, pois, nesse período, surgem às poderosas forças do não-eu, dos que ignoram nossa difícil identidade a ser construída. Em conjunto essas poderosas forças derrotam o “euzinho” impedindo-nos de alcançar nossas sonhadas metas, se é que elas são nossas, talvez fossem impressas cedo demais em nossas cabeças.

As lembranças da infância são eternas - Fantasmas permanentes, selados, assinados, impressos, sempre visíveis. No fim da juventude já não temos mais nenhuma certeza, e a nossa liberdade bastante restrita. Época um tanto confusa.

Não adianta querermos mostrar para nós mesmos que temos garra, que encaramos nossos medos de frente.... O mundo lá fora é cobrador...

O que jamais poderá acontecer é esquecer quem realmente somos. Chega à hora de compreender o propósito da existência e de assumir firmemente o comando do nosso ser. Há um belo pensamento de Yogananda:

“A palavra do homem é o espírito no homem. As palavras são sons produzidos pelas vibrações dos pensamentos; os pensamentos são vibrações emitidas ou pelo ego ou pela Alma. Cada palavra que você pronuncia deve ser reforçada com a vibração da Alma. Palavras ou afirmações sinceras, repetidas com compreensão, sentimento e vontade seguramente farão com que a Força Vibratória Cósmica Onipresente o auxilie em sua dificuldade.”.

Com esse pensamento abro a porta para o meu verdadeiro Eu interior que retrata a interação deste com os demais elementos da personalidade total, percorrendo um caminho que expressa a legitimidade do ser.

Cada um vive numa situação única e concreta da sua existência, traz consigo como herança determinadas aptidões espirituais e corporais. Que se conjuga para que a liberdade do homem só possa ser uma liberdade condicionada e limitada.

Satre diz: “O homem está condenado a ser livre”.

Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.

O mundo tem como marca a evidência da diversidade da cultura humana.

Não é possível ocultar as diferenças étnico-culturais, crenças religiosas diversas e convicções conflitantes, a existência de valores que norteiam a convivência social.

Em tempos milenares, os homens constituíram a sociedade por força de flagelos naturais e pelos ataques de seus inimigos. Ameaçados em suas individualidades, estabeleceram, por um contrato, a ordem social delegando seu controle ao poder político, com o único objetivo de garantir as liberdades individuais e os demais direitos naturais.

O grande filósofo inglês John Locke (29/08/1632, -28/10/1704), foi o primeiro a definir o "si mesmo" “o Eu” através de uma continuidade de consciência. Suas idéias ajudaram a derrubar o absolutismo na Inglaterra.

Locke dizia que todos os homens ao nascer, tinham direitos naturais - direito á vida, à liberdade e à propriedade. Para garantir esses direitos naturais, os homens haviam criado governos.

Se esses governos, contudo, não respeitassem a vida, a liberdade e a propriedade, o povo tinha o direito de se revoltar contra eles. As pessoas podiam contestar um governo injusto e não eram obrigadas a aceitar suas decisões. “A igualdade das pessoas refere-se ao relacionamento entre elas! À medida que se amplia o poder de uma pessoa, diminui a liberdade da outra e vice-versa. Daí por que, no estado natural, todos são iguais no sentido de que ninguém se sujeita a qualquer poder e jurisdição, isto é, todas as pessoas são iguais sem subordinação ou sujeição” (LOCKE, 1978, p. 35).

É a lei da natureza extensiva igualmente para todos os seres humanos. Somente quando se desobedece a esta lei, ou seja, quando os homens comportam-se contra os próprios ditames da razão, quebra-se a igualdade e dissolve-se a liberdade.

Outro marco histórico importante foi a Declaração dos direitos do homem e do cidadão da Revolução Francesa: “A livre comunicação de pensamentos e opinião é um dos direitos mais preciosos do homem; todo cidadão pode, pois falar livremente, sob condição de responder pelo abuso dessa liberdade nos casos determinados pela lei.” (art. XI).

“A nossa liberdade termina onde começa a dos outros”. Liberdade é por definição, a faculdade de uma pessoa, por seu livre arbítrio, fazer ou deixar de fazer algo.

No entanto, poderá efetivamente ser ilimitado quando vivemos em sociedade.

A liberdade individual é usualmente definida como a garantia que um indivíduo possui de não ser impedido de exercer e usufruir dos seus direitos, exceto em casos previstos pela lei.

Em suma, é importante que cada indivíduo respeite a liberdade alheia para que a sua seja igualmente respeitada; Assim, torna-se tão importante o respeito pela liberdade dos outros como a nossa própria liberdade.

Convém não esquecer nunca que -. Sem o outro o eu não existe. Seria um fantasma navegante, que ainda não é ser, mas está convencido que o é.

Cora Coralina - “Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes”.

“O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade. Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende!”

Não alcançamos à liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade.

“Só é digno da liberdade, como da vida, aquele que se empenha em conquistá-la”. Johan Goethe.

«Não faças o que não gostares que te façam». Pítaco de Mitilene“A liberdade não é um fim, mas uma conseqüência” .Léon Tostoi

Este texto foi escrito por mim em 1980. Foi em uma época em que meu mundo estava de cabeça para baixo. Em busca de uma explicação lúcida procurei em meus cadernos filosóficos textos sobre a liberdade.

Acredito que todo ser tem o direito de possuir uma vida abundante em alegria, amor, prosperidade, autoconfiança, segurança e assim entre muitas coisas mais.

Mudança de atitudes requer muita ousadia, entretanto, “Livres” podemos escolher o que nos faz bem ou mal, o que nos agrada ou desagrada, o que nos faz feliz ou não!

Não se trata de uma liberdade de obtenção, mas o de querer por si mesmo a autonomia da escolha.

Padre Fábio de Melo “O amor só pode ser eterno à medida que vivermos a conquista do outro todos os dias”. E isso só a partir do momento em que o amor de Deus incendiar a nossa vida. Nós só podemos ser livres quando temos dono, mas um dono que nos administre para o amor e para a liberdade. O meu Dono [Deus] me ama, tem apreço por mim! Não vai me sugerir nada que vá me fazer mal, porque Seu dom é amor. Ele não escraviza ninguém.

Para ter fogo é preciso ter lenha. Deus é o fogo. Nós precisamos ser essa lenha onde o Senhor queime. O Todo-poderoso não faz milagres para mostrar o Seu poder apenas, mas todas as manifestações do Senhor são para conquistar o coração que está ali. Ele assim fez com Moisés. A conquista vem por intermédio de coisas bonitas. Se você vai receber amigos, você oferece o melhor. Busca um jeito de manifestar o amor. É isso que Deus fez com esse profeta.

O "bonito" não se limita a um atrativo estético, interior. É você perceber algo a mais. É descobrir que alguma coisa daquela beleza supera as suas formas. É algo maior que me chama que fala de mim, como se aquela beleza fosse algo que me faltasse. O amor é essa capacidade de ver o outro de forma diferente. No meio de tanta gente, alguém se torna especial para você e você se aproxima. O amor é essa capacidade de retirar alguém da multidão, tirá-lo do lugar comum para um lugar dedicado, especial. “Alguém descobriu uma sacralidade em você”.

Siga essa filosofia

Uma relação sadia é onde duas pessoas compartilhem momentos em comum e é importante que estes momentos sejam felizes.

Segue algumas dicas legais para você evitar a perda de identidade:

1. Nunca deixe seus amigos de lado, relacionamentos vêm e vão, mas amigos podem ser para sempre se você mantê-los sempre por perto;

2. Não faça coisas que apenas agrade o seu companheiro, tenha personalidade, se for para ele te amar que ame a pessoa que você é;

3. Em um relacionamento temos que ceder, mas mantenha um equilíbrio, conheça o mundo dele, mas faça que ele conheça o seu também;

4. Pelo menos uma ou Duas vezes na semana tenha um momento apenas seu, sair com suas amigas ir ao shopping, visitar familiares;

5. Faça-o conviver com sua família na mesma proporção em que você convive com a dele;

6. Se você sentir que ele é controlador e quer forçar a barra para você viver apenas o mundo dele comece a questionar se essa relação realmente vale a pena;

O importante em uma relação, além de fazer o outro feliz é ser feliz.

Marília
Enviado por Marília em 01/02/2010
Reeditado em 07/12/2013
Código do texto: T2063302
Classificação de conteúdo: seguro