Uma crônica sobre a ingratidão

"Muito obrigado", "agradecido", "grato"...- são costumeiras expressões entre pessoas, quando acontece um bem prestado ou oferecido. Significam a presença de uma virtude chamada gratidão.A gratidão é uma prática que nos nos enobrece na condição de humanos. O inverso, chamado ingratidão, é um mal que nos apequena,tanto pior quanto mais atingir a vitima magoada ou ferida.

Isto me faz lembrar um fato fictício.

Um caminhante, no rigor da neve caindo, se guardava sob quente capote. Na beira da estrada ouviu ganidos de um cão, imobilizado pelo excessivo frio. Nessecitava de urgente socorro.

Então, inverteram-se as posições ou condições: não o cão, amigo do homem, mas, o homem, amigo do cão. Acolhido debaixo do grosso capote, o animal logo se recuperou para a alegria de quem havia praticado uma boa ação.

Todavia, posto no chão, o ingrato canino, raça feroz, começou a rosnar, mostrando afiados dentes e avançando sobre o protetor.

Aqui termina a curta história do homem bom e o animal agressor.

Entre as pessoas, a presença da ingratidão não é caso fictício,

é realidade. Infelismente, realidade pior que a estória aqui contada. Semelhantes ao agressivo cão, as ingratidões humanas são agressões maiores. Com a diferença: os cães são irracionais, os homens, não!