Pense num peixe grande...

-Qual o maior peixe do mundo?

-E o maior peixe do Brasil?

-Você sabe qual é o menor peixe que existe?

-Existe peixe vampiro?

Essas dúvidas ficaram passeando na minha cabeça...

Vamos tentar esclarecer?

Pois é... Você pensou que o maior peixe do mundo fosse a Baleia, acertei?

Mas não é não...

Aliás, Baleia não é peixe, sabia?

Baleias são mamiferos que vivem no mar, respiram ar, a maioria é carnívora, podem pesar 150 toneladas e medir até 30 metros. É um bicho grande,mas não é peixe não!

O maior Peixe do mundo é o "tubarão baleia". Ele pesa 12 toneladas mede até 20 metros e apesar da sua boca enorme e assustadora, ele come plâncton, cardumes de pequenos peixes e lulas.Os tubarões-baleia estão protegidos por lei em alguns países, mas infelizmente são caçados em outros, principalmente em Taiwan e Filipinas.

Quanto ao maior peixe do Brasil, ele vive nos rios da amazônia, é conhecido como bacalhau, e seu nome é PIRARUCÚ. O nome tem origem indígena: pira,significa peixe e urucum significa vermelho devido à cor da sua cauda. É o maior peixe de água doce do Brasil e do mundo, podendo chegar a três metros de comprimento e a pesar até 250 quilos. Ele também corre o risco de extinção devido á pesca predatória pois sua carne saborosa, é apreciada na mesa das comunidades ribeirinhas.

Existe até uma lenda indigena que diz que Pirarucú era um guerreiro indio muito perverso, vaidoso e egoísta.Tupã, o Deus dos índios, o castigou fazendo um raio atingir seu coração transformando-o em um grande peixe que habita as profundesas do rio.

Já o menor peixe do mundo é o Panda Pygmanga, que vive nas filipinas e quando adulto mede apenas 1 cm.

E por falar em peixe...Tem um peixe muito "entrão" de nome candiru ou peixe-vampiro que é realmente estranho.

Habita o rio Amazonas e afluentes, tem olhos diminutos e cor azulada e aspecto limoso, sua reputação entre os nativos é de ser o peixe mais temido naquelas águas, até mais que a própria piranha. O peixinho parasita tem uma característica ímpar: ser atraído pelo fluxo da urina e nadar em sentido contrário e penetrar no ânus, na vagina ou na uretra do banhista.O peixe, que pode alcançar até o tamanho de 22 cm, então se instala cravando seus poderosos dentes na carne do hospedeiro não tendo mais como voltar da mesma maneira que entrou, só pode ser retirado por meio de cirurgia.

Então? Vai nadar pelado? Vai fazer xixi no rio?

Eu? Tô fora!!!

By Ellen

emarreiro@gmail.com

Ellen Marreiro
Enviado por Ellen Marreiro em 05/02/2010
Código do texto: T2071049
Classificação de conteúdo: seguro