A saga Crepúsculo:Rendição

De vez em quando me desperta uma súbita vontade de escrever sobre futilidades, ou coisas mais corriqueiras, populares, ao invés de filosofar e pensar demais.

Pois bem, hoje me permitirei tal vontade. Vou escrever sobre essa “febre vampiresca” que se instalou. E quando se fala nela, prontamente se pensa em adolescentes ensandecidas por um livrinho de amor.

Errado.

Já me deparei com mulheres, adultas, idosas, homens...

Enfim....todo mundo se rendeu. Ou quase todo mundo.

Eu pensei aparentemente que não me renderia a tal febre.

Errado também.

Como sou uma pessoa curiosa e de cabeça aberta (“aham”) comprei o primeiro livro da série: Crepúsculo.

Sim. Adivinharam!

Surtei!

A leitura é envolvente, os personagens são interessantes, e no texto você encontra uma boa dose de humor, romace e ação. Além de ser uma história um tanto diferente de outras vampirecas existentes, principalmente pelo comportamento de Bella, a personagem principal. Corajosa e com autoestima tão baixa, ela não teme nada, só se interesse em estar ao lado de seu grande amor.

Em Crepúsculo ainda aprovava o romance entre ela e Edward. Gostei do filme da mesma forma que o livro. Confesso que para o papel imaginava um vampiro com maior presença, e também mais bonito, pois no livro ele é tão enaltecido por Bella que já fui capaz de fazer uma imagem bem diferente do Edward “real” da telona.

Mas em Lua Nova tudo mudou. Edward foi fraco e perdeu todo o brilho. Esse papo de "te abandonei para te proteger" não cola para mim. Não faz parte do meu amor romântico idealizado...

Um parênteses para contar uma historinha: Incentivando meus alunos a procurarem por livros, eles me indagaram sobre os livros que eu lia. Conseqüência: tive sim que contar a história do livro que estava lendo e quando cheguei nessa parte, minha aluna de 5 anos, sabiamente, disse: “Mas isso está errado, quando a gente ama, a gente fica junto, grudadinho e não vai embora.”

Quando digo que criança ás vezes é mais sábia que adulto ninguém acredita...

E por isso, Jacob conquistou meu coração.

Ele é leal, cativante pelo seu ótimo humor e muito, muito mais bonito. A proteção que tem por Bella é menos cheia de culpa (obviamente ele só defende ela dos perigos que Edward trouxe para sua vida, ou que ela mesma trouxe, sendo tão tosca).

Mas enfim...

O amor de Bella por Edward não é nada mais que pura obsessão. Ela é submissa, passiva, dependente, não me agrada em nada.

E por isso, Eclipse foi meu livro favorito até agora. Ela se posiciona quanto a sua amizade com Jacob e não abre mão de estar com ele. Mesmo assim, também não cansa de enaltecer seu vampiro sem graça e deixar claro que É ELE, e sempre será ele. Isso só porque ela botou na cabeça.

Porque ele representa alguém que ela jamais imaginou conseguir conquistar por ter uma autoestima tão baixa. O fato de tê-lo conquistado não a permite sequer pensar em querer nada mais. E jacob, pelo contrário, era o menino mais novo e bobo, que não chamava atenção alguma.

Mas, claramente os sentimentos de Bella em relação a ele mudaram quando ele se transformou em lobisomem, mostrando-se protetor, forte, maduro e muito bonito (estou repetitiva ne? De certo é a empolgação..). Ela se descobre apaixonada pelo seu melhor amigo lobisomem.

E não posso deixar de comentar novamente o senso de humor do personagem que ganhou “a cena” em toda a saga. Os gritos no cinema agora são todos para ele.

Os meus também.

Ok.

Não chego a tanto.

Mas resumindo:

Os melhores momentos de Lua Nova e Eclipse envolvem Bella e Jacob. Acredito que é um amor mais saudável e real.

Mas quando acabou Eclipse...

Os preparativos para a festa de casamento de Bella e Edward estavam ficando prontos e ela está preparada para virar uma vampira: burra!

Jacob é abandonado por sua amada, mesmo sabendo que seu amor é correspondido. É abandonado sabendo que não terá mais a SUA BELLA. Ela se tornará uma inimiga. É Jacob que narra o último capítulo de Eclipse. Desconsolado ele profetiza a frase final: “Obriguei minhas pernas a acelerar, deixando Jacob Black desaparecer atrás de mim.”.

Depressão total. Eu lia e relia por não estar acreditando em tal final. Isso nos faz pensar o incrível poder de um livro.

Assim como ele tem o poder de nos trazer reflexão, divertimento, aprendizagem, tem o poder de despertar os piores sentimentos.

Esta nítido que meu momento é de total REVOLTA.

Vai passar. Vai passar.

É que lendo-os me senti uma adolescente de novo acreditando no amor fácil. No amor apaixonado.Vibrava feito uma louca cada vez que Jacob beijava Bella,e cada vez que ela dizia: "Jacob, eu te amo".

Mas , mesmo a saga tendo “acabado”para mim, vou ler Amanhecer pois ainda tenho esperança de um final feliz para Jacob. E não quero nem saber do amor chato dos dois chatos...

Ok.

Estou por acaso despertando EU raiva em vocês?

Me perdoem.

Lembram do início do texto? Foi somente uma vontade súbita de mudar o foco um pouco...pensar demais na vida cansa. Pensar demais nas palavras certas também.

Mas se vocês quiserem, eu volto a filosofar...

Acreditem, para isso não é preciso nem pedir.

NATACHA MORAES
Enviado por NATACHA MORAES em 08/02/2010
Código do texto: T2075234