Tá tão difícil fingir que tá fácil!

Fingir não é uma coisa boa. Fingir que nossa vida é gostosa, maravilhosa e que tudo é fácil, pior ainda. Desgasta. Aumentam mais as dificuldades. Principalmente as emocionais. Ficar fazendo cara de feliz só para disfarçar a dor e a tristeza que machuca sem parar.. . Muitas vezes vivemos situações que nos provocam o desejo de esbravejar, gritar, argumentar e chorar... Não nos permitimos amolecer. Engolimos em seco a tristeza que vai arrasando tudo por dentro... A mágoa vai nos tomando conta e um dia , aquela dor passa de emocional para física... Trazendo um tumor triste e amargurado lá dentro numa dobrinha de qualquer órgão, uma dor no peito que traz falta de ar, fisgadas e um coração arrebentado, cianótico. Nossas tentativas são frustrantes. As falhas de nossos pais e figuras de autoridade que nos ensinaram a amar e ensinar,deixam em nosso interior o vazio que chamamos de carência afetiva. O ser humano não vive sem afeto. Ninguém suporta viver sem amor. E como ninguém suporta viver sem amor, o ser humano criou tentativas de contornar a dor da carência afetiva.

A primeira tentativa: entregar-se à lascívia. Lascívia é a busca do prazer em alguém. Amor é dar de nós mesmos a outrem. Amor e lascívia são erroneamente confundidos.

A segunda tentativa : paredes de rejeição. Para se defender de novos ferimentos, nós criamos paredes de proteção. E elas são atitudes enganosas, como tristeza, auto-compaixão, depressão, apatia, insegurança, desânimo, desespero.

A terceira tentativa: paredes de rebelião. Algumas pessoas se rebelam contra as que ficaram lhe devendo amor, afeto e proteção. Desenvolvendo assim agressividade, sofisticação, exultação, espírito competitivo, inflexibilidade, teimosia, engano, crítica, amargura e ressentimento.

Estou decidida, cada vez mais, a mostrar o que sinto, mesmo sabendo e confessando que não é nada fácil. No entanto, se não é nada fácil se expor e mostrar os sentimentos, especialmente quando eles escancaram nossa fragilidade e vulnerabilidade, mais difícil ainda é fingir, camuflar, parecer sem ser, viver sem se aprofundar, amar sem ser intenso, sentir sem se entregar. Temos oportunidade de examinar esses tijolos da rebelião à rejeição. Assuma responsabilidades pelos tijolos que desenvolveu. O orgulho é a perda da humildade, quem tem alto conceito de si mesmo. A raiz de todo o pecado e mal. Jesus era totalmente humilde, se humilhou diante de Deus e dos homens. Declare todos os dias que você crê no amor de Deus por você.

Rejane Savegnago
Enviado por Rejane Savegnago em 09/02/2010
Código do texto: T2078574