120 MANEIRAS DE (ME) IRRITAR

O escritor norte-americano Mark Twain (um adorável rabugento) gostava de fazer listas. Guardando as devidas proporções, muito humildemente aproveito sua idéia para listar coisas que (me) são altamente irritantes. Tenho esse direito, afinal, estou chegando à casa dos 30 e já não sou mais tão tolerante quanto antes.

[1] Gente que dá risada alta.

[2] Quem conta piada (sobretudo sem-graça e repetida) e fica explicando depois.

[3] TV com chuviscos.

[4] Rádio mal sintonizada.

[5] Locutor que não manja nécas de inglês e erra os nomes das músicas.

[6] Gente que tem mania de narrar filmes.

[7] Quando falam que rock é coisa do diabo (heavy metal então, nem se fala...)

[8] Quem inventa de acompanhar a música, mas não sabe a letra.

[9] Quem acha que poesia TEM que rimar.

[10] Os mesmos que forçam rimas desnecessárias e abusam do infinitivo, diminutivo, etc.

[11] Programa Silvio Santos.

[12] Quem caçoa quando eu conto que fui a um museu.

[13] Gente que fica cobrando satisfações: “E aí, já está trabalhando?”

[14] Gente que cutuca enquanto conversa.

[15] Motorista que não dá seta.

[16] Ciclista que anda na contra-mão e na calçada.

[17] Quem anda devagar no meio da calçada e não dá passagem.

[18] Gente que nem pergunta se pode e já vai acendendo um cigarro no meio dos outros.

[19] Forminha de gelo vazia.

[20] Caixa eletrônico travado.

[21] Os “lindos” que pensam que estão abafando com o escapamento furado da moto.

[22] Cantadas pé-de-chinelo.

[23] Mães que levam crianças birrentas ao supermercado.

[24] Caminhões gigantescos circulando no centro.

[25] Quem ainda faz brincadeirinhas manjadas como afrouxar a tampa do saleiro ou apertar a campainha e sair correndo.

[26] Corintiano insistindo que é campeão mundial.

[27] Banheiro encharcado.

[28] Estudantes de Humanas do primeiro ano que, já na primeira aula de Sociologia, pensam que descobriram o mundo, que só o Socialismo salva e que todos deveriam apoiar o MST.

[29] Discursos improvisados do Lula.

[30] Propagandas indecentes no Orkut.

[31] Correntes ameaçadoras do tipo “se você não passar essa oração para 30 pessoas dentro de 10 minutos, você vai morrer duro e seco”.

[32] Gente miserável que tem 10 filhos – e continua fazendo mais.

[33] Aquele discursinho de sempre: “A culpa é da sociedade”.

[34] Modismos.

[35] Gírias cariocas (com sotaque): “sinistro”, “coé”, “tô bolado”, “mermão”

[36] Gente que vai a Bahia e volta falando óxente.

[37] Quem anda arrastando o chinelo.

[38] Lojas cheias de papel picado no chão em dia de promoção.

[39] Metidos a engraçadões que fazem rodinha de samba no saguão do aeroporto.

[40] Mini gênios.

[41] Atores mirins.

[42] Concurso de Miss.

[43] Discurso de Miss (Qual o seu maior sonho? – A paz no mundo.)

[44] “Pra mim fazer”, “Menas gente”, “Eu tinha chego”, “Prefiro mais”

[45] Piadas óbvias.

[46] Músicas que apelam para o duplo sentido –como “se eu cozinho eu não lavo” – totalmente sem-graça.

[47] Playboyzinhos que nunca montaram um cavalo mas se vestem de cowboys para fazer tipo.

[48] Esses mesmos seres que acham que todo mundo é obrigado a ouvir as “músicas” que eles ouvem e cantam (muito mal, aliás).

[49] Adesivos de carros com mensagens absolutamente dispensáveis: “Propriedade de Jesus”, “A inveja é uma merda”, “Rastreado por linguarudos”, “Fui”.

[50] Quem inventa de batucar em mesa de restaurante – sempre tem uns tontos para acompanhar.

[51] Mulheres que se tratam por “querida”, “fofa” e “amiga”. É de uma falsidade...

[52] Quem aparece na casa da gente sem avisar.

[53] Gente sem personalidade: num dia se fantasia de gótica e no outro está na roda de pagode.

[54] Atendente de loja de roupa que fica colada na porta do provador perguntando: “e aí, ficou bom? Deixa eu ver?”. E ainda tem a cara-de-pau de dizer “nossa, mas ficou linda!”.

[55] Quem faz hang loose gritando “U-hu!”

[56] Uso abusivo do gerúndio.

[57] Uso indiscriminado de reticências – tem gente que acha vai dar uma certa carga dramática na frase (vejo muito em Orkut): “Eu.......te liguei........hoje........você saiu?........” – reparem que as reticências dessa gente tem bem mais que três pontinhos.

[58] Quem come salgadinho fedorento no ônibus.

[59] Festa de Peão.

[60] Tomar choque no registro do chuveiro.

[61] Meia molhada.

[62] Sônia Abrão.

[63] Merchandising em novela.

[64] Gente que segura o elevador.

[65] Propaganda solta dentro do jornal.

[66] Gente que se acha engraçada acordando os outros com susto.

[67] Pessoas que cortam nossa linha de raciocínio para fazer adendos idiotas.

[68] Criança chorando na Igreja.

[69] Carrinho de supermercado com a rodinha torta.

[70] Pessoas viciadas em “né” e “tipo assim”.

[71] Gente que se faz de surda e fica toda hora: “hã?”, “o que foi?”, sendo que entendeu muito bem a pergunta.

[72] Peruas que balançam as pulseiras para fazer barulhinho.

[73] Apelidos melosos de namorados: “guti-guti”, “buzunguinho”, “meu bebê”. ARGH!

[74] Aliança de compromisso.

[75] Interneteiros preguiçosos: “vo te add”, “kd vc?”, “vc eh d +”

[78] Gente insistindo para vender rifa.

[79] Criancinha vendendo votos de Rei e Rainha da quermesse.

[80] Aqueles que fingem que vão tirar foto, aí todo mundo fica paradinho fazendo pose e na verdade os babacões estão filmando.

[81] Propaganda partidária a cada 2 minutos.

[82] Repórter que faz pergunta imbecil, como “é muita tristeza, né?”, para um parente num velório. Ou quando alguém perde uma casa numa enchente: “como é que o senhor está se sentindo?”. Ou para um jogador que acaba de ganhar um campeonato; “e aí, tá feliz?”. Eu sinto vergonha.

[83] Pré-julgamento. A pessoa nem conhece o fulano e já comenta “hum, esse aí, pelo jeito, não vale nada”.

[84] Espertinhos que vêem um amigo no começo da fila do banco e pedem “você pode pagar isso aqui pra mim?”, e entrega uma pilha de boletos.

[85] Gente viciada em tecnologia e não fala de outra coisa.

[86] Homem debochado de bermuda, regata e chinelo em eventos solenes.

[87] Mini-adulta: menina que mal saiu da pré-escola e já passa batom, esmalte, quer andar de salto e faz chapinha.

[88] Gente bêbada debruçando no seu ombro e dizendo que você é o melhor amigo do mundo.

[89] Mulherada que fica conversando no banheiro do restaurante, ocupando espaço, entupindo a entrada e tirando nossa privacidade.

[90] Quando você não domina determinado assunto e vem um “gênio” e te diz: “nossa, mas como é que você não sabe uma coisa tão simples?”.

[91] Jornal molhado.

[92] Gente que está vendo que tem fila no posto de gasolina, e ainda assim estaciona na frente da bomba e desce para comprar coisinhas na loja de conveniência.

[93] Quando você está aguardando um telefonema importante e alguém te liga ensebando a conversa: “aaaaadiviiiinha que tá falaaaaaando?!”

[94] Preços quebrados: 4,99 ou 29,99. Nenhum caixa te volta 1 centavo. No máximo te dá uma balinha. E das ruins.

[95] Gente que dança ou gesticula com um copo de cerveja na mão e respinga nos outros.

[96] Gracinhas idiotas: dedo na lente dos outros, peteleco na orelha, colar bilhetinhos nas costas do tipo “me chute”, pisar no tênis novo de alguém.

[97] Toques ridículos e manjados de celular, como o “tem pobre ligando pra mim”.

[98] Avós que ficam contando as façanhas dos netos.

[99] Quem puxa música em excursão: “Se a canoa não virar, olê, olê, olá... Eu chego lá!”, “O fulano roubou pão na casa do João...”, “Motorista, motorista, olha o poste, olha o poste. Não é de borracha, não é de borracha! Vai bater, vai bater!”.

[100] Gente que pega CD emprestado e devolve riscado.

[101] Quem pede caneta emprestada e não devolve – acha que é brinde.

[102] Pessoas que ficam te segurando numa conversa – e tem consciência disso: “ai, deixa eu falar logo porque você tá com pressa, né?”.

[103] Gente que não entende piadas espirituosas e fica questionando. Acaba a graça.

[104] Palitos de dente na areia da praia.

[105] Quando chamam o garçom de “ô amigô!”

[106] Impressora que mastiga o papel.

[107] Quando me vêem com uma camisa do Palmeiras e ainda perguntam: “Você é palmeirense?”. Não, sou são-paulina masoquista.

[108] Gente que pensa que fala outro idioma e fica inserindo palavras estrangeiras no meio das frases, só que totalmente fora de contexto.

[109] Programas de debates que pedem opinião de ex-Big Brother.

[110] Piadinhas machistas e homens que depreciam a mulher.

[111] Quem vê uma pessoa que está desempregada e ainda tem a insensibilidade de dizer “ê vida boa heim”.

[112] Gente que fica se fazendo de coitadinho do tipo “ninguém me ama, ninguém me quer”.

[113] Criança chata que faz de tudo para ser o centro das atenções.

[114] Quem acha engraçado maltratar animais.

[115] Gente que fica se metendo em conversas literárias e dando palpites sendo que nunca leu um livro na vida.

[116] Pessoas que ficam fazendo baterias imaginárias.

[117] Gente que inventa de cantar dando um agudo, mas vê que não vai conseguir e já muda para o grave. Além de irritante é vergonhoso.

[118] Quem coloca meu nome numa lista sem me consultar.

[119] Aqueles que perdem o timing da piada, mas insistem em continuar contando.

[120] Tentar acabar uma lista que parecia que não ia ter fim.

_________________________________________________________