Carnaval na cidade fantasma...

Minha cidade até que tem Carnaval!... Alguns poucos blocos de rua transitam em alguns pontos, mas não há aquela folia dos grandes carnavais nem o movimento descontrolado pelas ruas. Logo a cidade do MAC (Museu de Arte Contemporânea ou o famoso “disco voador”, para os leigos e turistas), cidade de grandes artistas (os que fazem arte) e personalidades de diversas áreas!

Os moradores da cidade dizem que o carnaval aqui é fraco, geralmente sem saber os motivos que levam a cidade a um certo desânimo nesse período que é um dos mais festivos para outras cidades. Aliás, pensando bem, isso é realmente um enigma, pois a terra de Araribóia é propícia a um bom Carnaval, pois tem belos cartões postais, como suas belas praias, e é uma cidade relativamente grande.

Porém, o Carnaval aqui parece ser restrito a festas em clubes, a quem torce pela Escola de Samba local mais famosa Viradouro pela TV no desfile das Escolas de Samba e alguns entusiastas que vagam pelas ruas tranqüilas de Niterói, procurando um pouco de animação gratuita em alguns blocos e ruas estreitas que, ainda que com dificuldade, mantêm-se dignamente fiéis ao espírito do Carnaval.

A impressão ao passar o Carnaval aqui é a de que o motivo talvez seja interno e parta da tradição do próprio povo local em viajar para outros locais no período festivo, dizendo que “o Carnaval de sua cidade é fraco” ou que “não existe”. Há, também, quem prefira a tranquilidade de uma cidade fantasma.

Apesar de tudo, tenho que admitir que tais afirmações fazem sentido. Niterói é uma cidade que perdeu, há muito tempo, força no Carnaval de rua. Pode-se dizer que a tradição carnavalesca nas ruas de Niterói anda já cansada com a falta de resposta de seu público, ou até mesmo que tenha se aposentado.

As pessoas se esquecem que o Carnaval de rua de uma cidade se faz com as próprias mãos do povo, já que é teoricamente uma festa popular e democrática. Enquanto as pessoas daqui não compreenderem o que representa o Carnaval e o que ele pode gerar, como o investimento em turismo que pode ser revertido para melhorias sociais na cidade, por exemplo, o Carnaval de Niterói estará sempre esperando, talvez nostalgicamente, que volte à ativa algum dia.

Rafael Saraiva
Enviado por Rafael Saraiva em 13/02/2010
Código do texto: T2085630
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.