Acreditar na imensa galáxia tão distante ou nas pequenas partículas que estão nas nossas mãos?

Fico puto de pensar que perdi preciosas horas da minha adolescência, tempo em que eu deveria estar correndo atrás das meninas ou jogando bola, estudando as partículas que compõem o átomo.

Por que? Simplesmente porque ninguém sabe o que tem dentro de um átomo. Não ao certo. Há não muitos anos atrás era verdade que o átomo era indivisível. Pouco depois perceberam que ele era composto por três tipos de partículas e hoje eu já nem sei mais o que tem dentro de um átomo. O que eu quero dizer é que eu acho uma total perda de tempo estudar algo que não sabemos nem se é verdade. E se dentro de um átomo não existir somente isso? E se, com o advento de novos microscópios, nanoscópios ou sei lá o que, descobrirmos que existem outros átomos dentro dos átomos. E se daqui a alguns anos descobrirmos uma galáxia inteira dentro de um átomo? E se nós mesmos estivermos dentro de um átomo que está sendo estudado nesse instante por alguém que não é capaz de nos enxergar?

Isso tudo é pra dizer que acho que muita gente perde muito tempo da vida acreditando em algo muito distante da nossa capacidade de compreensão e esquece de acreditar em coisas que estão muito mais próximas e que são muito mais reais.

Por que buscar o amor tão longe, em livros e crenças, se estamos rodeados de um amor muito mais real, muito mais forte, na nossa família?

Acho que devería-se olhar mais para baixo. Olhar para baixo e agradecer a quem te ajudou de verdade. Olhar para baixo e pedir ajuda a quem está sempre com você nas horas difíceis. Olhar para baixo e confiar em quem está segurando na sua mão.

Por que imaginar uma proteção, um amor, uma confiança, se temos tudo isso real bem diante de nossas mãos? Por que depositar todas as nossas forças, todas as nossas esperanças e desejos em algo que nós não temos capacidade para comprovar ou como sentir (de verdade)? Não seria isso viver acreditando na galáxia dentro do átomo?

E se estamos aqui, por que continuar olhando pra cima? Por que não olhamos pra frente, ao nosso redor e simplesmente vivemos? Por que precisamos de acreditar em algo além disso tudo?

Acho que a força que precisamos está em todos os obstáculos que encontramos pelo caminho, que o amor está em todos que nos desejam o bem e que a confiança está naqueles que seguram a nossa mão nos momentos difíceis.

Acho que precisamos acreditar mais em nós mesmos, olhar para dentro das nossas vidas e aproveitar mais enquanto estamos por aqui. Aproveitar os nossos pais, amigos, as festas, a vida. Confiar mais em quem confia na gente e fazer o bem simplesmente porque fazer o bem nos traz mais satisfação, mais alegria e não por estar escrito em algum lugar.

E no final, em que vamos acreditar: na imensa galáxia tão distante ou nas pequenas partículas que estão nas nossas mãos?

mmrab
Enviado por mmrab em 03/08/2006
Reeditado em 05/08/2006
Código do texto: T208632