Melhor Amigo

Quando era criança costumava classificar meus amigos conforme sua importância para mim, levando em consideração as vezes que me ajudou a superar minhas crises, ajudou a conseguir o que queria, me ofereceu um ombro para chorar ou ainda me levou de volta para casa em um dia que não conseguia nem ficar em pé.

Hoje já não perco muito do meu tempo classificando as amizades conforme seu nível de importância, classifico meus amigos conforme os momentos que posso contar com eles, e que eles estão ao meu lado.

Tenho amigos que me ajudam a resolver meus problemas, não importa muito o assunto, pode ser uma dúvida de gramática, posso precisar de um telefone de alguém ou algum serviço ou posso estar apenas procurando um endereço, ele sempre está por perto pronto para me ajudar. Diria que é um dos mais populares que já tive a oportunidade de conhecer, e é alguém que confio plenamente, que conheço há anos. Alguns até o chamariam de mestre, pois tem opinião para tudo, conhecedor dos céus e da terra, o Google sem dúvida é o mais sábio e que está comigo sempre que tenho acesso a internet.

Quando o problema é emocional, e o mestre dos mares virtuais não consegue me ajudar, preciso de um amigo que me entenda como ser humano, não como parte do sistema. Longe de ser meu exclusivo, o meu Pai – e a letra maiúscula não me deixa mentir sobre quem estamos falando – é quem me auxilia nas questões humanitárias, que exigem mais do que conhecimento, precisam de razão, sensibilidade e bom senso. Este é um amigo que dificilmente fala comigo, mas que sempre sei o que ele quer dizer, posso até não entender ou não querer seguir Seus conselhos, mas não tenho como negar que ele sempre nos leva aos lugares certos.

Em outras situações, me sinto carente, e preciso apenas de colo, alguém que me pegue e me diga que vai ficar tudo bem, mesmo quando as adversidades da vida assasinam a esperança. Este é alguém de carne, osso e ilusões assim como eu, uma pessoa que chega constantemente atrasado aos encontros só para me lembrar que é tão imperfeito quanto eu, mas que de uma maneira é perfeito para mim, naquele momento.

É certo que nem sempre podemos ter esse amigo por perto, e que por mais próximo que o contato seja, sempre queremos mais e nunca estamos satisfeitos com o que essa pessoa está a oferecer.

Amigos de carne e osso são mais complicados do que os outros pois nos traz sabedoria e cultura – muitas vezes cultura inútil – e que quando pensamos que ele está pensando, nos enganamos e nos decepcionamos. Quando essa hora chega – e ela sempre chega – ficamos de coração partido, com nosso mundo vindo abaixo.

Há quem diga que esse último amigo – normalmente do sexo oposto – é um namorado, ou que vocês se gostam daquele jeito especial, daí entramos na outra questão: existe mesmo amizade homem x mulher? Já ouvi e até mesmo vivi tantas histórias sobre isso que hoje digo que não sei. Não defendo nem um sim, muito menos um não, só acho que o que tem que ser, será, e que quanto mais pensamos nisso mais confuso fica. Especialmente quando temos mais de um amigo para cada momento, daí já viu danou-se!

Ninguém sabe o que sente, o que o outro sente, o que esperar e nem o que fazer.

É nesses momentos que recorremos ao nosso primeiro amigo sábio, que com certeza vai ter algum blog de pessoas desamparadas, um bom romance para download ilegal ou uma sala de bate papo para nos indicar para nos sentirmos melhor ao mesmo tempo que rezamos – ao nosso Pai – que nos ilumine e que nos faça ver o caminho certo para que depois que tudo falhar você decidir pegar o telefone e ligar para aquele amigo de carne e osso, o mais imperfeito dos imperfeitos, e que será o mais perfeito para você.

Cielu
Enviado por Cielu em 15/02/2010
Código do texto: T2087962