H U M I L D A D E



Era já bem noitinha eu sentia uma enorme necessidade de arejar a cabeça, de buscar um refresco para meus pensamentos.

A cidade já se trancava em casa e o vento da lua cheia soprava convidando-me a um passeio.
Não relutei um instante, e saí conversando apenas com os meus pensamentos.

Cada passo meu quebrava o silêncio daquela noite de um mês de agosto da vida...

De repente, parei ao ouvir uma voz suave chamando-me de Filho.

- Filho, preciso falar-te!

Levei um susto enorme. Mesmo assim, voltei-me para aquela figura mais parecida com aqueles monges tibetanos. Era um Velho Ancião, homem de grande sabedoria e vidência aguçada.

Lembrei-me do Sócrates, o Velho Sábio, contador de histórias que conheci no Recanto das Letras!

- Filho, senta-te aqui. Não te preocupes, ninguém irá nos ver esparramados na calçada.

Tranquilize-se, vamos conversar um pouco. Despe-te dessa armadura que tanto te cansa e faz mal!

Pensei por um instante em seguir andando, pois seria a coisa mais ridícula que eu faria! Eu uma pessoa de modos impecáveis, de família que trazia o Brasão dos Condados!

Estava eu ainda de pé, quando o Velho Ancião começou a balbuciar palavras de Sabedoria:

- Meu filho, tu andas a procura de paz, de tranquilidade e bem estar para prosseguir tua jornada...

Saíste em busca de silêncio, de refazimento interior. Tens no entanto, pouca flexibilidade, e precisas tornar-te um homem comum, viver com simplicidade, para que tua vida seja mais suave e feliz.

Tocado por uma força interior de ternura e reverência, perguntei ao Velho o que deveria fazer para mudar minha vida, meu jeito de ser.

Ele com carinho e muita simplicidade disse-me tudo o que eu precisava ouvir:

- Filho, tens levado a vida com muita arrogância e muito orgulhoso. Não consegues olhar sequer para ti mesmo! Teus interesses são egoístas e tornaste um homem austero e amargo.

É preciso ter HUMILDADE para que possas encontrar-te contigo mesmo e conviver harmoniosamente com os teus semelhantes!

A humildade é pacífica, tolerante, é amor!
A humildade é a mãe da Sabedoria!
A humildade reconhece a todos com igualdade, ninguém é maior nem melhor pois somos todos filhos do mesmo Pai Supremo Criador, Deus!

Arranca, filho, a roupa brilhante do orgulho e veste a túnica singela da humildade. A pessoa que tem humildade é pura, é compassiva, é bondosa e carrega uma enorme carga de energia positiva envolvendo a todos em seus braços.

Naquele momento senti-me asqueroso, senti-me desarmado diante de tanto amor e sabedoria!

Pude ver o quanto estava atrasado na estrada da vida! Aquele Velhinho conseguiu abrir meu coração endurecido injetando em mim um sentimento que eu jamais sentira antes.

Eu, arrebatado pelo envolvimento daquela emanação de amor que dele resplandecia, esquecido de todos os meus preconceitos e princípios que o orgulho me ditava, perguntei-lhe:

Devo seguir-te, meu bom Velhinho? Farei qualquer coisa para adquirir essa Humildade de que me falas.

Sorrindo, ele respondeu-me calmamente dizendo:
- Ah! Filho, não se adquire a humildade de uma hora para outra, nem em algum lugar!

A humildade deve ser aprendida e vivida devagar, suavemente, com o esforço e a prática diária, momento por momento!

- Ser humilde é ser verdadeiro. Não é viver como mendigo nem ser humilhado.

Ser humilde é viver dentro dos limites de suas conquistas sem jamais se sobrepor aos outros!

É ter muito ou pouco sem ostentação e sem inveja.
 
É viver com simplicidade, amor, agradecendo a Deus, todos os dias pelas oportunidades e pela graça divina da Vida!...

- Segue teu caminho, filho, e começa já a viver a Humildade e serás possuidor de grande paz interior, muitas alegrias e realizações.
Sê pequeno e caberás em todos os corações!
Sê como o Mestre  Jesus!...


... E estou ainda hoje tentando aprender as lições de Sabedoria e Humildade que meu Velho Amigo me ensinou!...