A energia do povo brasileiro

É realmente contagiante a alegria e emoção que os integrantes das comunidades de escolas de samba transmitem. Passam o ano inteiro trabalhando em prol de um objetivo que será apresentado para outras pessoas durante um tempo, pouco mais de uma hora, curto, se comparado ao tempo no qual se dedicam.

Agora, fico pensando: Como podem comprometer tanto tempo de seus dias, impor tanta energia nas confecções de fantasias, nas construções de carros alegóricos, fora os ensaios, criação do enredo, da letra e música e tudo o mais que é necessário ao espetáculo? Devem ser movidos à paixão. Mas por que, então, já que tem tanta energia e tempo disponível, não criam projetos sociais para melhorar a educação das crianças daquela comunidade, por exemplo? Cada integrante participante que tiver algum tipo de instrução e/ou profissão poderia doar o seu tempo para ajudar no crescimento educacional dos jovens, e sabemos que no meio de uma porção de pessoas desfavorecidas sócio-economicamente, existem professores, secretárias, industriários, mecânicos, marcineiros, etc. Imaginem a criação de aulas de reforço, poderiam ser ministradas por adolescentes de séries mais adiantadas, por secretárias, por professores; já no caso de ensinar algum tipo de profissão, os profissionais como mecânicos, carpinteiros, manicures, poderiam também ensinar à garotada. É possível? Tenho certeza de que se houvesse vontade, a mesma garra com que se entregam ao carnaval, essas pessoas da comunidade poderiam melhorar a qualidade de vida de seus jovens, o que certamente seria refletido num futuro próximo.

Obviamente que, quanto mais pobre é a comunidade, mais difícil é de se querer fazer um projeto assim, tanto por falta de cultura, de educação, de visão e de estrutura. Mas em outras, vemos que o que falta mesmo é mobilização, muito mais do que condições. Falta vontade de lutar, falta vontade de exigir por mais, falta saber o que se pode exigir, falta saber é que é possível sonhar, o que é possível melhorar e a o porquê de se querer uma melhor educação. Algumas pessoas só enviam os filhos para a escola por causa da bolsa-escola.

Já pensou as pessoas da escola de samba gritando: “muitos dos nossos jovens ingressaram na universidade”! Tudo bem, sei que isso é um sonho simplista demais e que o carnaval e todo evento em torno, como desfiles das escolas, tem sua importância. De fato o carnaval é também cultura e de forma alguma penso que ele deva ser deixado de lado, contudo, acredito que se é possível tal mobilização, por que não também para algo tão nobre como educação? Por que não sabem e não têm a real noção do que significa “educação”? Educação é mais do que saber ler e escrever. Se bem que, muitos lêem e não compreendem o que lêem, escrevem, mas não dominam o português e também não conseguem expressar-se corretamente.

Vemos uma educação bastante falha, mas a ajuda à uma criança que está com dificuldades na escola, o incentivo, a importância mostrada a ela sobre a educação, pode ser o que irá definir o que esta se tornará no futuro. E como esta mesma criança criará seus filhos, e como os filhos criarão seus filhos. Educação é o único caminho para um futuro melhor para todos. Essa é a única certeza de que tenho.

meu blog: www.literaturaedialogos.blogspot.com