O DOUS DE JULHO

O 2 de Julho é a data máxima para a Bahia e uma das mais importantes para a Nação. Já que, através de muitas lutas, foi conseguida a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal, em 1823.

Mesmo com a declaração de independente, em 1822, o Brasil ainda precisava se livrar das tropas portuguesas que persistiam em continuar em algumas províncias. No dia 2 de julho de 1823, as tropas brasileiras entravam na cidade de Salvador, até então ocupada pelo exército português, tomando a cidade de volta e consolidando a vitória.

A identidade daqueles patriotas foi personificada na imagem do caboclo e da cabocla, representando o sentimento de natividade de índios, negros, brancos e mestios que lutaram na “guerra” da independência, derrotando as tropas portuguesas que naquele Dois de Julho abandonaram Salvador. Todos os anos os baianos saem em uma caminhada cívica na data mais referenciada do estado e um verdadeiro marco da independência do Brasil.

E o grito do Ypiranga? Que D. Pedro I gritou às margens do riacho Ypiranga ninguém tem dúvidas, mas enquanto ele comemorava com seus companheiros, a morte se dava na Bahia de formas e jeitos diferentes. Nós, índios, brancos, negros que lutamos; eles que levaram a fama. Nós que morremos, eles que viraram heróis e ficaram com a glória. E o Brasil se viu independente, na Bahia, quase um ano depois em 2 de julho de 1823, data máxima nacional que só é feriado municipal em Salvador.