Acarajé com ketchup

Confesso que não sou uma chefe de cozinha, mas sempre apreciei a culinária baiana, comidas tradicionais com um toque apimentado, embelezam os pratos locais. Atípico do baiano se não fossem o acarajé, as cocadas de coco, o vatapá, o carurú, a quiabada, o bobó de camarão, a tapioca... Xiii! são tantos que vou me ater apenas a esses, especialmente o acarajé.

Ah! o acarajé, outro dia sentada observava uma baiana servindo um desses completo a um gringo, o danado queria porque queria um pouco de ketchup pra sobrepor no acarajé. A baiana ficou revoltada! Disse que o acarajé era tradição e que não podia colocar outros ingredientes nele. Fiquei pensando o que seria mesmo tradiçao culinária? Será que aquela tradicional e famosa tapioca de coco perdeu sua identidade por outrar-se em tapioca de coco com jabá, tapioca doce, tapioca com carne seca, tapioca com banana e calabresa? Existem tapiocas com recheios para todos gostos, acho mesmo que a tapioca deixou de ser um breve lanche, para se tornar um PF completo.

Pra você ver como são as coisas, até a culinária sofreu com a influência agônica da pós modernidade! E eu que vou ficar aqui discutindo se pode ou não colocar ketchup no acarajé? Claro que não! Porque confesso que já, além de outros novos igredientes, até coloquei certa vez pimenta no hot dog americaníssimo! Não se fazem mais hot dogs como antigamente, hoje é cachorro quente mesmo! A lá gostos populares, cada um acrescenta o que lhe convém.

Concordo então com os grupos hegemônicos! O tradicionalismo na cultura popular não tem saída, ou seja, ela inquestionavelmente se moderniza! E a prova disso é que outro dia tentaram me vender um suco chamado cajarola (caja + acerola), mas ai já uma outra historia! Me perdoem os gastronomicos mas, comida afinal não foi feita para ser discutida e sim degustada! e nessa forma deliciosa de expressar a cultura popular eu apenas me dedico enfim, com pimenta ou ketchup a pura, simples e irrecusável arte da degustação, que venham então as novas misturas!