"UM LAPSO DE TEMPO QUE SEPARA UMA ETERNIDADE" Crônica de: Flávio Cavalcante

UM LAPSO DE TEMPO QUE SEPARA UMA ETERNIDADE

Crônica de:

Flávio Cavalcante

De grão em grão a galinha enche o papo. O princípio do passado imperceptível para a nossa concepção carnal. Temos a idéia de passado como lembranças do que já passou, mas, não paramos pra pensar no nascimento do passado. Um picar de olhos, por exemplo, já se trata de um passado. Piscou, passou. Então é tudo muito rápido. Um lapso de tempo que separa uma eternidade do porvir.

O que deixamos para trás se trata de um passado. A trevo que divide o presente, passado e futuro é de fato impressionante a rapidez como acontece. A natureza do ser humano é um lapso constante e quando se tem a percepção do fato, já passou uma eternidade.

A nossa mente não acompanha o lapso do tempo pelo fato de estarmos muito ligados á coisas do presente, por isso que não percebemos que este presente acabou de passar para o passado. É tudo numa rapidez imperceptível.

Um exemplo notório do lapso do tempo é quando olhamos para o céu e vemos uma estrela brilhando. Nunca paramos pra atinar que aquela estrela pode não existir há bilhões de anos e a sua luz está refletindo agora á milhões ou bilhões de quilômetros de nosso planeta.

Também usamos este exemplo quando falamos da luz. A velocidade da luz é na mesma intensidade que a escuridão. Um presente se torna passado na mesma velocidade e quando este presente é percebido, deixou de ser presente passando a ser passado. Parece muito louco este tipo de assunto. Lapso de tempo que separa uma eternidade. O sentimento do ser também reflete nesse lapso de tempo. A saudade de algum ente querido que partiu para o repouso eterno. A lembrança de um presente de outrora, reflete num suspiro de alegria ou tristeza, que bastando ter esta percepção passou a ser lembrança passada.

Um outro exemplo do lapso do tempo acontece também aqui no Recanto das letras. A hora que o poeta escreve o seu poema. Cada letra desenhada em seu pensamento não é mais um presente e a hora em que estamos comentando, cada letra exposta no comentário já se tornara passado. O presente e o passado é questão de um ponto de vista.

A rapidez do presente é transitória, que só em pensar em algum fato presente, já é passado.

Devemos aproveitar bem cada minuto que a vida nos oferece. O ínfimo sopro da vida poderá já ser um passado num tempo imperceptível para a nossa concepção carnal e isto poderá deixar marcas por toda a eternidade.

- FIM -

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 22/02/2010
Código do texto: T2101649
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.