Star Wars e os Cavaleiros Templários

“Poderosa é a força,

A vida a cria e a faz crescer,

Sua energia nos cerca e nos une

Seres iluminados somos nós,

Não matéria impura”.

Mestre Yoda

No ano de 1118 um grupo de nove cavaleiros nobres renunciou ao seu poder e fortuna para proteger o caminho de peregrinação dos viajantes até Jerusalém, a “Terra Santa” (naquele tempo as estradas para lá eram cheias de saqueadores). Esses nobres cavaleiros se denominaram de Cavaleiros do Templo de Salomão, e logo se tornaram uma ordem militar e religiosa, admitindo muitos membros e lutando ao lado dos reis cristãos nas cruzadas. Com o tempo, a idéia de renunciar aos bens materiais foi abolida e os Cavaleiros Templários, como se tornaram conhecidos, se tornou uma ordem muito rica, acumulando bens conquistados nas lutas, e doações de nobres que os tornaram mais ricos que muitos reis. Inclusive emprestando dinheiro para muitos reis, (uma espécie de banco mundial).

Isso durou até 1309, quando o rei Felipe o Belo da França, devendo dinheiro aos templários, e com as finanças do reino de França em ruínas, resolveu, em companhia do Papa, exterminar a ordem e recolher todos os seus tesouros. Isso foi adiante e muitos templários morreram torturados para revelar a localização de seus tesouros, sendo o seu líder na época, Jaques de Morlai, trancafiado e depois queimado na fogueira por heresia.

Muitos dos cavaleiros templários que conseguiram fugir, se refugiaram em outras terras onde conseguiram refugio, como a Alemanha, onde se juntaram aos cavaleiros teutônicos, a Escócia, onde passaram a ajudar os escoceses liderados por Robert de Bruce contra o domínio inglês, e em Portugal, onde ajudaram a definir as fronteiras do reino.

Quanto ao famoso tesouro dos templários, Felipe nunca o encontrou, mas pouco tempo depois, veio a falecer em uma caçada. O tesouro dos templários continua habitando o imaginário de todas as gerações que se seguiram. Alguns acreditam que se trata de um imenso tesouro em ouro e jóias como mostrado no filme A Lenda do Tesouro Perdido, com Nicholas Cage, enquanto outros acreditam se tratar de livros antigos e conhecimento secreto encontrado no Templo de Salomão.

Acredito que George Lucas se inspirou na saga dos cavaleiros templários, os monges guerreiros, para criar a mitologia da série Guerra nas Estrelas, já que a ordem dos cavaleiros jedais lembra muito a história dos templários. Mas também não podemos nos esquecer do que aconteceu no Tibete, um país governado por monges budistas que foi invadido pelos chineses comunistas na década de 1950, matando e expulsando todos os monges, sendo que o venerável líder religioso e político, o Dalai Lama se refugiou na Índia onde permanece até hoje em sua luta pacífica para reaver o domínio de seu país. O Dalai Lama, pelo menos em minha opinião, lembra bastante o pequeno mestre Yoda, e os princípios dos jedais lembram bastante o budismo.

“Fazer ou não fazer,

Tentar não existe”.

Mestre Yoda

Paulo Salgueiro
Enviado por Paulo Salgueiro em 24/02/2010
Código do texto: T2105882