No passado era assim...(EC)

Confesso,ok!

Sou do tempo que criança obedecia os pais,era educada pela família,

respeitava os vizinhos,não escolhia comida nem roupa e jamais ia dormir depois das 22:00 hs! Tinha censura na tv,que ganhou cores com a novela o Bem-amado, deixou saudades em quem apenas imaginava e dava as cores que queria na vida apresentada na telinha...

Brincavamos de roda,pular corda,arrancávamos e comíamos frutas no pé,jogávamos bola no meio da rua e também ali andávamos de

bicicleta e de carrinho de rolimã (sem cotoveleiras ou joelheiras),pois os carros eram poucos.Andávamos no carro( era um por família),sem cinto de segurança empoleirados feito galinhas...sobrevivemos de teimosos!

E na escola nos preparávamos para o momento apoteótico do ano:marchar no 7 de setembro,com toda pompa e circunstância! "Eu te amo,meu Brasil,eu te amo! Meu coração é verde,amarelo,branco,

azul anil!" se ouvia nas rádios e a gente cantava feliz,como se o Brasil fosse um amigo,um vizinho legal que iria nos proporcionar só coisas boas,porque era governado pelo bom general,e a gente devia amar o país... há,e a moda era estudar,passar de ano! Ninguém gostava de rodar e ser considerado "burro" pelos outros!Era bom passar por média e ficar em férias de dezembro até março!

No meu tempo se ouvia rádio!E músicas de protesto,se torcia nos festivais da canção e se ouvia Beatles,The Mamas and Papas, Jonhy Rivers,Creedence.Depois alguns baianos cariocas foram para o exílio e os novos baianos viviam numa comunidade ideal,antes de Baby e Pepeu procriarem feito coelhos!A calça era boca-de sino e Paz e Amor viviam sendo proclamados pela geração que trocou a faculdade e o escritório para viver de fazer colarzinho nas ruas,para desespero dos pais!

Brincava-se na rua direto,andava-se de pés descalços,tomava-se banho de chuva sem medo de pegar pneumonia ou leptospirose!Subíamos em árvores,tinhamos animais em casa para criar ou comer tipo galinhas e o IBAMA não multava se tínhamos araras em casa!E os heróis da tv eram simples,de séries com efeitos especiais primários,de hoje dar dó,mas que divertiam tipo Tarzan,Batman,Cyborg,Perdidos no Espaço,Jornada nas estrelas,Alf o E.Teimoso,Dallas,...

Se escrevia cartas,a máquina de escrever era caríssima,o telefone era discado,se ouvia "long plays" numa "eletrola" e se ensaiava passinhos para não fazer feio nas reuniões dançantes!Paulo Diniz,Tim Maia e Jorge Ben junto com Donna Summer bombavam e faziam sair do chão toda a "magrinhagem".Cazuza era o referencial e Dancing Days era mais que uma novela,era cartilha de comportamento da geração que cansava de só dizer "sim senhor"!

Mas caímos na nossa própria armadilha de "é proibido proibir",passando a família para outras instituições o dever de formar,incentivando a informação sem limites dos filhos...e os hippies de ontem viraram

"yuppes" e capitalistas ferrenhos da sociedade atual! Seus filhos são os "nerds","hemos" e "grunges" tatuados ,nesta nova cultura de imobilismo físico e extrema atividade mental com o intuíto de se levar vantagens e ganhar sempre!

Meu tempo continua,porque estou neste novo século,compartilho de tudo que considero bom em termos de avanços,sejam sociais,culturais,

tecnológicos,médicos!Mas abomino a globalização da alma desajustada,

a falta de envolvimento pessoal,de justiça social e poliícos eficientes que transformem a vida de todos para melhor,não beneficiando só poderosos...

Talvez ainda veja um mundo,um país melhor com a mudança do tempo!

Esperança sempre tive,e desta não abro mão...sem ela sou só mais uma pessoa com olhos no vazio,que como Carolina,do Chico Buarque,estava na janela mas não viu o tempo passar...ela parou!

Pior...acho que ninguém reparou ou sentiu falta!

*****

Este texto faz parte do Exercício Criativo - No Meu Tempo.

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/nomeutempo.htm

Brigeth
Enviado por Brigeth em 01/03/2010
Reeditado em 15/04/2010
Código do texto: T2113681
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.