Como é feita a conquista...

Parece que ultimamente o que mais tenho conseguido é dar conselhos românticos aos coraçõezinhos apaixonados e bregas. Ou mesmo dar algumas dicas para quem não está tendo sorte no amor. Acho que dessa forma contra balanceio o meu jeito escafifado atual. Existem algumas dicas para que todos saibam se algo está indo bem ou não. Sei identificar, mas não sei fazer. O que sei é destrinchar a alma do homem e da mulher de alguma forma que surte efeito naqueles que resolvem seguir. Costumo dizer que todo relacionamento é extremamente simples, o que complica é o jeito atrapalhado do ser humano que é insatisfeito por natureza e exigente em níveis que nem ele mesmo consegue dar cabo.

Todos temos defeitos e, a pessoa do seu lado, também o terá (pasmem!). Não adianta pensar que existe uma pessoa perfeita te esperando em alguma boite ou barzinho. Isso não existe e, até que provem o contrário, de perfeito nem Deus, que foi sacana e nos deu o livre arbítrio para que tivéssemos chances de parar no inferno. Uma aposta imbecil que fez com o bicho ruim, mas... tergiversei demais. Voltando ao assunto em questão, somos todos passivos de vários erros e são eles que irão julgar o caráter que temos. Mas é através desses erros que também aprendemos para não repetirmos. Contraditório, porém fiel a realidade.

Não existe uma fórmula mágica de relacionamento. O que posso dar são algumas dicas pessoais de momentos que vivi e tive experiências boas ou ruins. Lógico que colocarei apenas o que deu certo e não onde errei. Mas algumas dicas para que você consiga encontrar um bom amor são:

1 – Evite procurar em boites e bares da moda. A maioria dos que freqüentam são pessoas com pouca coisa na cabeça e pensam que a vida é uma imensa balada. Não é normal você encontrar pessoas beirando seus 30 anos nesses lugares, não ser que seja o dono.

2 – Nunca empreste o seu celular para o(a) pretendente. Ele não quer jogar e sequer ver as funções que seu telefone móvel tem. Ele(a) quer é um motivo para fuxicar a sua vida sem que você o perceba e, se ele perceber que existem concorrentes (no plural), pulará fora pois pensará que, ou você é galinha ou então faz muita gente de trouxa, inclusive ele.

3 - Quando conhecer alguém legal, demore para dar o primeiro beijo. O “ficar” só tira a graça da descoberta das coisas. Se apaixonar por uma pessoa sem sequer ter beijado é algo indescritível e o beijo será apenas um complemento para fazer o coração explodir e seus olhos não pararem de piscar por conta do nervosismo. Além do que, caso você perceba que a pessoa desapareceu depois do segundo encontro sem beijo, é porque ela realmente só queria brincar com a tua cara. Melhor assim, afinal, não precisarás pagar um terapeuta por conta dele(a).

4 - O romantismo não é brega. Mulher que diz que não gosta de homem romântico é porque é uma despeitada que nunca teve um. Sente inveja e não quer admitir que sofre por pensar que ninguém quer cuidar dela da mesma forma que o galã da novela se preocupa com a pobre mocinha. Elas gostam que você abra a porta do carro, dê uma rosa por semana, presenteie sem precisar ser uma data comemorativa ou especial, puxe a cadeira do restaurante e etc. E não tem homem que não goste que a mulher dê carinho nos cabelos dele enquanto dirige, segure em sua mão enquanto está cansado ou dê um beijo na bochecha e o abrace quando estiver indeciso. Romantismo está sempre em moda.

5 - Papos diversificados são essenciais. Ok! Eu disse pra você ser brega e tornar-se romântico. Mas não vá com sede ao pote. Isso é no mínimo CHATO. Torne as coisas mais interessantes. Não há quem agüente falar apenas de futebol, mulher/homem ou dinheiro. Ou se fala sobre outros assuntos ou você corra porque é um verdadeiro chato de galocha que está do seu lado. Mande sms’s criativas como “E no quinto dia Deus disse: que se faça (tssss... abrindo uma cerveja) a sexta feira. Vamos nos divertir hoje, tá? Beijos”. Isso mantém o interesse da pessoa que você quer conquistar. E aprenda um pouco sobre cultura, PELAMORDEDEUS! Ah, e não esqueça de aprender coisas bobas como onde encontrar o norte olhando para as estrelas (aprendam essa, ok?).

6 – Dêem valor as pequenas coisas que o outro faz por você. E evite cobranças se você fizer e não perceberem. Comece a fazer as coisas porque quer, e não para agradar. Dessa forma você entenderá facilmente como é bom ser feliz sem precisar da companhia de alguém. Quem muito quer agradar e faz por obrigação é forçado a acreditar em algo que não existe. Não permita que isso aconteça e aprenda a viver consigo mesmo.

7 – Tenha um bom senso de humor. Mas por favor, detestamos palhaços. Eles tem graça no circo e, mesmo assim, durante curtas apresentações espalhadas durante todo espetáculo. Bom humor é aprender a apreciar a ironia e o sarcasmo com outros olhos. Não é chegar para o seu pretendente e soltar “sabe o que a baleia orca disse pro golfinho?”. O que pedimos é algo que chamamos também de “espírito esportivo”. Saiba entender as brincadeiras e não seja tão sensível. Se não gostou, converse com um sorriso e diga que não é do seu agrado. Mas reclamar e meter o pau? Não!

8 - Olha do seu lado. às vezes a pessoa de sua vida está logo acolá. É um amigo ou amigo de um amigo ou então alguém que você sequer conhece, mas está ali do seu lado naquele momento. Dê a oportunidade de conhecer novas pessoas. Reset seu passado de paquerinhas e viva algo melhor e mais intenso com uma pessoa nova. Não é questão de repetir figurinhas, é questão de continuar no mesmo erro. Se não tá dando certo ou não deu, pra que tentar novamente? Nâo dará, chega!

9 – Não dê uma de freak! Para que ligar todos os dias pra perguntar como foi o dia? É legal? É! Mas tem gente que não gosta. Troque essa atenção excessiva por outras maneiras de se mostrar presente. Seja criativo. Ligue um dia. Sms no outro. Deixe um cartão com bombons no outro (na portaria!). E, quando for convidar pra algum lugar, por favor, ESQUEÇA barzinho, cinema ou qualquer porcaria dessas. Seja mais afoito. A chame para uma volta de kart ou então um torneio de paintball. Mas se as coisas já estiverem bem encaminhadas, a leve para uma caminhada na orla de alguma praia legal e pare pra tomar uma água de coco com uma boa conversa. Ah! E sempre elogie. Não no começo de algo. Mas pro resto da sua vida.

10 – E o mais importante de todos os conselhos: não procure. Quanto mais você fica tenso, mais sozinho vai ficar. Existe algo chamado de “body language”, ou linguagem corporal. Todos nós conseguimos ler de alguma forma. E sabemos quem ou não está desesperado. Quem é confiante sempre tende a ter mais gente interessado. Os coitados solitários e tristes com essa realidade, vão ficar muito mais tempo. Não há como enganar. É isso e pronto.

Teria muito mais a ser dito. Mas aí perderia a vontade de ministrar um curso sobre isso.

Bom. Dicas dadas e conselhos cedidos.

Mas, se dica fosse boa eu já teria vencido a mega-sena.

Se conselho fosse bom, não teria sofrido tanto no amor.

Abraços!