Chega de mágoa

Enredado num padrão de pensamentos repetitivos dos quais não consegue escapar, o magoado remoe dentro de si, pensando que assim pode desgastar sua emoção.O ressentimento é um dos piores mecanismos que nossa mente pode desenvolver, conduz a doenças ditas do colágeno ou reumáticas, principalmente artrite reumatóide.

Sabemos que ela mora no peito.

Mas vive na cabeça.

Alimenta-se de pensamentos, raramente chega aos ouvidos de quem realmente interessa, pois quase sempre, quem nos ofendeu nem imagina que cometeu tal ato. Tudo se passa no nosso mundo interior. Criamos nosso próprio inferno.

Como lugar de mágoa é no peito, cancer de mama e doenças cardíacas também podem ser lentamente maceradas no caldo do ressentimento.

Só há uma saída: livrar-se das mágoas!

Para cruzar as espessas paredes do isolamento afetivo, pontes, canais abertos, permitem que nossas emoções não fiquem estagnadas. Para dissolver nódoas, pelas quais não vale a pena sofrer, há um atalho.

O perdão tem tudo a ver com a abertura.

Perdoar é entender que o outro foi agressivo, rebelde, repressor porque está num profundo sofrimento.

Não penses que perdoar é esquecer. Não, perdoar, não é esquecer. É simplesmente, não doer.

Quando caimos andando de bicicleta ou patins, ficamos com a ferida; mas um dia, ela está curada, ficando apenas a cicatriz, ou seja, a lembrança.

Perdôo porque sinto a grande dor em que o outro está.

Assim saio de dentro de mim, do meu egocentrismo, sou capaz de abrir mão do meu sofrimento e compreender a dor do outro. Nesse momento o perdão acontece. E tu te libertas da mágoa.

Assim rompo os grilhões que me prendiam àquele que me magoou.

Rejane Savegnago
Enviado por Rejane Savegnago em 03/03/2010
Código do texto: T2118688