"Ciranda de Roda ou Ensino-Aprendiuzagem?"

A fase pré-escolar de alfabetizaçao entra no mundo da criança, assim como a criança entra no mundo das brincadeiras e fantasias...

Os jogos e brincadeiras se forem explorados pelos educadores da Educaçao Infantil como manifestaçao corporal, terao muito mais significados e serao mais apreendidos, contribuindo dessa forma para sua formaçao integral. Caso contrario , o Joaozinho, que mora num predio no centro da capital, cercado por concretos e elevadores, dara maiores preocupaçoes na escola da primeira infancia. Nao aprendeu a correr, saltar, rodopiar... E sera uma criança com dificuldades para ler ou escrever...

Aí é que a Psicomotricidade entra para ajudar o Joaozinho nas atividades ludicas realizadas , atraves das atividades psicomotoras, no sentido de desenvolver a criança integralmente em sua vida escolar.

Mao a obra educador da primeira infancia: Vamos fazer nao só o Joaozinho, mas, tambem as outras crianças a descobrir suas habilidades de saltar, correr, trepar, etc...

Desenvolvendo suas formas de expressao corporal que vao auxiliar na formaçao de um ser humano por inteiro.

O ensino-aprendizagem tera um melhor resultado para as caminhadas das aprendizagens triviais, se antes nos preocuparmos em alfabetizar a linguagem do corpo.

Vamos educadores , orientar e transformar nossa sala de aula num espaço onde o que se busca é o compromisso com o pequeno aluno cidadao, atraves da contribuiçao da psicomotricidade no ensino-aprendizagem na alfabetizaçao escolar.

O êxito da alfabetizaçao nao depende de um metodo e nem do livro didatico, mas da postura , da segurança e do comprometimento do educador, no conhecimento que as praticas psicomotoras podem transformar sua sala de aula num ambiente alfabetizador harmonioso.

A cronica apresentada para alfabetizaçao escolar, permeia um "olhar" profundo para novas formas de tornar eficaz e prazeroso o processo de alfabetizaçao.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 04/03/2010
Código do texto: T2119121