Ser alguém

Outro dia ao acordar cedo liguei a TV e vi uma reportagem sobre o início, o apogeu e hoje a decadência da exploração do minério em Serra Pelada. Pessoas de todo o país largavam tudo e iam para lá em busca de riqueza, se não fácil, pelo menos rápida. Durante a reportagem mostrou uma grande quantidade de pessoas que hoje vive em estado de miséria e que mesmo assim ainda tem esperança de um dia achar a “pepita” que irá mudar suas vidas para sempre.

Um rapaz em especial me chamou atenção, o repórter perguntou o motivo que o levava a estar sofrendo tanto sem nenhum resultado imediato, no que ele respondeu:

- Estou sofrendo assim passando necessidade para que um dia eu possa ser alguém na vida.

Imediatamente comecei a pensar em uma série de coisas que ouvimos desde crianças em nossas casas; “vai estudar para quando você crescer você ser alguém na vida” ou “fulano sofreu a vida inteira com muito trabalho, mas valeu a pena hoje ele é alguém” ou até mesmo “olha como siclano progrediu, ele hoje tem casa, carros e dinheiro no banco, hoje ele é alguém”.

Vivemos em uma constante paranóia de possuir cada vez mais e com isso nos tornamos pessoas mesquinhas e sem limites para consumir, pois colocaram em nossas cabeças que ter é mais importante do que ser, já não se tem nada por ter, e sim por status, para que outros nos vejam possuindo. Nesse caso do rapaz de Serra Pelada podemos ver com clareza que as pessoas querem mais do que viver, elas querem ter, possuir e com isso esbanjar e “parecer” alguém.

No momento em que escrevo me parece que ouvi mexer no portão vou ver o que é... Voltei não é nada é só ALGUÈM remexendo o lixo á procura de comida.

ronaldo moraes
Enviado por ronaldo moraes em 04/03/2010
Código do texto: T2119650
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.