“LIXO TO GO BRAZIL”  Denuncia.

 Sou uma pessoa simples, mas que, a graça de Deus privilegiou com um pouco do que costumamos chamar de: inteligência. Uma das poucas qualidades que possuo, é a minha memória, pois dificilmente esqueço uma fisionomia ,uma fotografia, ou mesmo um filme. Faço este pequeno preâmbulo para fazer uma denuncia, a qual se for devidamente comprovada, irá demonstrar o descaso do homem com o meio ambiente, e principalmente, como são tratados os países, nos quais está incluído o Brasil , nesta questão biológica  e ecológica.
 Lembram o caso dos conteiners, de lixo , que vieram parar no nosso super porto de Rio Grande . Pois revendo a cena nos meus arquivos de memória, lembro-me de uma parte do corpo da boneca (torax)plástica e vários tipos de plásticos, encordoados, trançados e alguns lisos. Haviam cores muito fortes e foi isso o que me chamou mais a atenção. Num dos cantos deste mesmo arquivo cerebral ,estava a saída do navio com o retorno ao pais de origem – não importa qual- e com os aplausos do repórter da TV.  
   Sair do porto e das vistas das autoridades brasileiras foi fácil, pois é só atingir as milhas necessárias e lá foi ele em alto-mar. A pergunta que faço é : - Quem do Brasil fiscalizou a chegada desses conteiners ao destino de origem...quem? Quem de sã consciência vai acreditar que isso realmente aconteceu sem nada para documentar o momento. Você acredita que o emissário iria aceitar a devolução assim na maior. Parabéns, pois nos aplicaram mais uma ,e nos fizeram de trouxas novamente. 
   Pois é...o lixo ficou por aqui! Foi descarregado próximo da costa brasileira,e nas ultimas ressacas veio parar nas praias, do Cassino, em Rio Grande,e do Mar Grosso, em São José do Norte. Não sei se em Ermenegildo, pois não estive por lá, mas é provável que sim...também.
 Provas?...Estão na beira da praia espalhadas por alguns quilômetros em uma poluição plástica sem precedentes. Ah!...o tronco da boneca eu fotografei no ultimo domingo que lá estive e posso mandar por e-mail a quem interessar possa. O que mais me chamou atenção foi que éramos cinco pessoas pescando, e em quase todas as linhas de pesca era retirado um tipo diferente de plástico. Quando comentei com os amigos e com a minha esposa, que isso nunca havia acontecido antes, é que tocamos no assunto lixo ; conteiners. Muni-me de uma câmera digital e no dia seguinte voltei para comprovar as suspeitas.
   Podem dizer o que quiserem, tentar mascarar o fato, mostrar os conteiners chegando ao porto de origem , mas alguém viu se estavam cheios como quando chegaram aqui no Brasil?...Duvido! Eu, senti na carne a presença dele e os veranistas também. O azar deles - se houver justiça - é,  esta minha droga de memória fotográfica, e essa minha petulância em mexer com os poderosos .
 Qualquer dia desses montam uma empresa de lixo e colocam como frase de efeito e marqueting: “Lixo to go Brazil”
   

   Repassem esse verdadeiro descalabro criminoso cometido em nossas praias do sul . Quem sabe se não cai nas mãos de gente realmente preocupada,e com poder de descobrir,o que realmente aconteceu.
Vejam as imagens abaixo também.



Gildo G Oliveira
Enviado por Gildo G Oliveira em 09/03/2010
Reeditado em 10/03/2010
Código do texto: T2128334
Classificação de conteúdo: seguro