É feio? Ou bonito?

(rejanesavegnago@hotmail.com)

O que ontem era bonito, hoje poderá ser feio e amanhã, novamente, bonito.

Todos nós já rimos muito vendo fotos antigas: dos cortes de cabelo, das calças de cintura alta e boca de sino, sapatos plataforma.. E sabemos o quanto nos achávamos bonitas naqueles antigos "slides". E os carros? Quem já não achou um Chevette ou um Passat lindos? E hoje?

A noção do feio e do do bonito é muito relativa. Oscila ao sabor dos tempos, idades e fases da vida, influenciadas pelo markentig e pela mídia. O mais bonito índio Terena talvez não faça sucesso desfilando pela praia de Ipanema. O tipo físico da mulher americana, de seios fartos e bumbum batido, não agradará os brasileiros tanto quanto aos seus conterrâneos, ou melhor, não agradava, pois nunca se aplicou tanto silicone, aliás, uma clara mostra de como o padrão de beleza muda ou pode mudar.

A Natureza é sábia e por mais "feios" que sejamos, haverá sempre alguém a nos achar "bonitos".

O que é belo para um, para outro não é. A beleza não está no objeto em si, mas nos olhos de quem vê...

Temos muitos corpos e o mental e o emocional influenciam diretamente na nossa aparência. Se tudo é energia, uma pessoa negativa, de mal com a vida, pessimista, mal humorada não consegue passar uma imagem boa, pois existe uma "feiura" interior. Cuidado: a primeira impressão é a que fica!

No contato percebemos a energia da pessoa e uma roupa bonita não consegue esconder o que aflora. A simpatia ou antipatia, de graça, por alguém, pode ser explicada até por lembranças, boas ou ruins...

Quando criança achava minha avó " a mulher mais forte do mundo", ela sabia tudo, resolvia, pensava em tudo, mandava em tudo... Eu pensava em como queria ser como ela. Acho que copiei aquele " modelito" .., mas hoje eu cresci...e vi que não é bem assim. Tudo o que sobe , um dia tem que descer. Tudo tem dois lados. Duas faces... e também as mulheres fortes, inteligentes e guerreiras tornam-se impopulares, marcadas e sozinhas... Tudo tem um preço. As boazinhas e dependentes também pagam ônus . Voz meiga e baixa, tons pastéis, calçado rente ao chão; disponível, serena, previsível. Nunca teve um chilique. Eu participo do mesmo pensamento de Martha Medeiros, " ser boa é bom, ser boazinha é péssimo".

Hoje consigo perceber a beleza da flor, do sorriso enrugado num rosto idoso, do gesto de carinho, do bebê recém-nascido todo amassado e arroxeado e do rosto suado do trabalhador braçal. Sinto a presença de Deus em tudo que me cerca e dentro de mim. E me emociono...muito...

Há dez anos isso não me tocaria da mesma maneira que agora. O que mudou? Estou míope ou algo parecido? Acho que ganhei outros olhos... Olho de uma maneira diferente. Olho além do físico, com os olhos da alma. Olho com amor e isso sim faz toda a diferença...

O amor altera a percepção de quem se dispõe a ver indo além do olhar corriqueiro...

É com amor, com a alma que conseguimos captar a imensa beleza que existe em cada imagem, em cada ato de vida. O pior cego, então, não é o que não quer ver, mas o que não quer sentir ou não consegue expandir sua visão para os níveis mais elevados ou sutis, transcendendo o limitado, moldado, influenciado e viciado sentido da visão.

Jesus Cristo mudou a minha vida e... te convido para conhecê-Lo assim como eu o fiz!

Rejane Savegnago
Enviado por Rejane Savegnago em 17/03/2010
Código do texto: T2144413