139 - ESPAÇO GALERA, O SONHO DE UMA VIDA...

139 – ESPAÇO GALERA, O SONHO DE UMA VIDA...

Espaço para foto

(preferência tirada da avenida para dentro do clube)

Abriram-se os portões do sonho.

Está feito o primeiro ato: - Inaugurado o Espaço Galera. Para os empreendedores aquele sonho tantas vezes sonhado, mesmo naquelas noites insones ou mal dormidas virou uma realidade.

Cumpriu-se, desta forma, grande desejo de dotar a cidade um espaço privilegiado para prática de esporte social e aulas de aprendizagem de futebol para crianças. Foi aberto com programação especial de inauguração. “O ESPAÇO GALERA”. Dotado de um bar temático o ambiente busca também ser uma referência para os frequentadores como local de confraternização esportiva e familiar.

Hoje 20/02/2010 uma intensa programação ainda dentro da alegria dos convidados que participaram de várias partidas no “Torneio de inauguração”, além da vibração normal existente no pós-futebol com as costumeiras brincadeiras entre os jogadores e suas famílias nesta tarde será transmitida a partida mais importante do futebol mineiro.

Na imensa tela monocromática à nossa frente, estão reprisando algumas gravações das cerimônias de inauguração e flashes do campeonato mineiro entre os principais contendores de hoje a desfilar, no magnífico estádio da Pampulha, agora em tecnicolor, as imagens do melhor clássico das Minas Gerais: Cruzeiro x Atlético.

Vejo aqui muitos conhecidos dos tempos de futebol juvenil e amador de Itabira. Alguns contemporâneos, outros de faixa de idade menor.

As pessoas e o ambiente nos remetem a uma época vivida intensamente, há mais de 40 anos. Vejo ao derredor pessoas com as quais já viajamos no tempo em que íamos ao Mineirão ver todos os jogos do nosso time; fosse do campeonato mineiro ou não.

Hoje muitos fatores afastam os torcedores do interior dos estádios: uns temendo as viagens nas estradas perigosas, outros a violência que cerca e envolve os torcedores e suas fanáticas torcidas.

Há quarenta anos, e aqui e agora, era o mais próximo do local e tempo onde eu estivera na partida da Seleção mineira x Seleção Carioca. Hoje, estava acontecendo exatamente como se estivéssemos no Mineirão.

Na tela da vida era, naquele cenário, como numa visão de fantoches todos estivéssemos ligados por estranho magnetismo. Havia muita tensão e alegria no ar.

Nas conversas com amigos, um amigo deles confidenciou-me que embora nunca tivesse pisado naquele palco localizado na Pampulha, sentia-se como se já tivesse vivido aquela cena. Cenas estas que ocorreriam incólumes ao meu desejo ou da Sua vontade, pois, AQUELE que maneja as teias do destino, independentemente do nome que possamos chamá-lo, já traçara e escrevera esta ópera de malucos.

Quando os AZUIS faziam o espetáculo, ensurdecedora vibração e gritos. A insanidade também se instalava em preto e branco quando o GALO mandava no campo, e todos se colocavam como se no Mineirão estivessem.

Bastava um fato ansiosamente aguardado, que era o gol, para se iniciar um segundo ou terceiro ato de liberar as energias... Bola no fundo das redes deste ou daquele time e uma descarga elétrica passava entre nós provocando estranha dança de braços e pernas para o ar como marionetes.

Na derradeira cena, vimos que embora não se encontrasse a celeste orquestra no seu melhor desempenho, o professor cruzeirense ensinava e ensaiava o caminho. O GALO regido pelo maestro Luxemburgo que com seu traje de gala de corte e tecido italiano, em sol escaldante, destoava nos trópicos a comandar o que achava ser a grã finale.

Nas entrevistas os sofismas: Técnico do GALO: - Caímos de pé.

Técnico do CRUZEIRO: - Vencemos por mérito.

Nos centenários embates nos palcos gramados das montanhas de Minas, também, um encontro marcado com o destino.

“Um drama em azul celeste e branco e preto” ou apenas mais uma partida de futebol.

Sofisma: falácia formal que consiste em apresentar um raciocínio dedutivamente válido quando não o é.

Espaço Galera 20/02/2010

CRUZEIRO 3 X 1 Atlético

CLAUDIONOR PINHEIRO
Enviado por CLAUDIONOR PINHEIRO em 18/03/2010
Reeditado em 13/07/2010
Código do texto: T2144693