"A SALA DE AULA DE ONTEM, DE HOJE E DE SEMPRE"...

A sala de aula é um espaço muito importante para o ensino/aprendizagem em todas as series escolares. Onde a sua importancia se concilia a interaçao dos alunos, com as normas de convivencias que se faz necessaria para que possamos desenvolver estrategias de ensino diferenciado e, assim termos uma sala de aula viva e produtiva, nao necessaraiamente silenciosa, mas sempre disciplinada.

Ao falarmos numa sala de aula, imediatamente, a imagem que nos vem a cabeça, sao de quatro paredes, uma grande lousa, carteiras, professor(a) e seus alunos. Mas, na verdade, isso é muito pouco para definirmos uma sala de aula.

A sala de aula é um espaço de trocas de informaçoes, que busca pistas de construçao ao saber e, que é valioso os papeis das pessoas nessa troca de interaçao para uma instancia social, uma vez que vamos estabelecer contato com uma imensa diversidade de seres e formas de pensamentos diferentes que precisam ser ouvidas e respeitadas. Onde o que verificamos é a formaçao das partes de um todo que denominamos: 'VIDA'.

Infelizmente, nos dias atuais, ainda , vivenciamos uma sala de aula onde a indisciplina, a violencia, o descaso tomou conta do espaço. E, o resultado é um mundo conturbado pela marginalidade e pela falta das politicas pedagogicas mais ativa nas escolas.

A escola, e por meio dela a sala da aula, continuam presas ha um passado, onde a concepçao do 'poder' prevalece na pessoa do professor(a) que manda. É um a burocracia que permanece com a carencia de uma filosofia da educaçao democratica.

O que esperamos, para os dias atuais, de uma sala de aula é uma maior produtividade com participaçoes mais competitivas e ativas e, dessa forma encaminhamos para as 'leis' educacionais a responsabilidade de acabarem com os vestigios de uma pedagogia às avessas, pervertida.

Hoje, temos uma educaçao escolarizada na escola e nucleada no espaço da sala de aula. Nao é mais interessante, nao me recordo se algum tempo foi, termos uma relaçao pedagogica fincada no "poder".

Dissociar a sala de sula de seu empobrecimento e deterioraçao brutal é a saida para gerar uma escola de novo tipo, permitindo a sala de aula uma revoluçao social democratica nas relaçoes entre os professores e os alunos e, no influxo que a relaçao provocara na transformaçao da sociedade.

Ai, surge a saudosa lembrança do grande defensor dos oprimidos Paulo Freire, onde tinha razao ao dizer que ninguem educa ninguem, assim como ninguem se educa sozinho.

As pessoas so aprendem se existir uma pessoa que queira ensinar; da mesma forma que alguem so ensina se houver um individuo prediposto a aprender. Sua reciprocidade ao ensinar/aprender, que nos leva a concluir que o "EDUCAR" é um ato coletivo entre o educador e o educando, pois ambos devem associar, acima de tudo, seus esforços.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 21/03/2010
Código do texto: T2150278
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.