"O PERFIL DA ESCOLA OU UMA REALIDADE PERVERSA?"

A educaçao escolar, nos dias atuais, é um espaço privilegiado para crianças, jovens e adulltos das camadas populares, a fim de terem aceso ao conhecimento cientifico e artistico do saber sistematizado e elaborado, do qual a populaçao de baixa renda, infelizmente, é excluida por viver num meio social desfavorecido.

É uma realidade perversa...

Curiossamente, sempre estamos à procura de um culpado por todos esses problemas que é a verdadeira "identidade perversa" das escolas brasileiras.

Alem disso, notamos no nosso cotidiano flagrante e atitudes preconceituosas nos atos, gestos e falas acontecendo no ambiente escolar.

A escola é o espaço onde se encontra a maior diversidade cultural e tambem, é o lugar mais discriminado. Tanto é verdade que existre escolas para ricos e para pobres; de boa e de ma qualidade, respectivamente. Por isso, trabalhar as diferenças é um desafio para o professor, por ele ser o mediador do conhecimento, ou melhor, um facilitador do processo de ensino/aprendizagem.

A construçao da identidade coletiva dos professores se faz presente na problematizaçao assumida por seus autores e reconhecida publicamente.

Partindo do modo com que os professores apresentam-se como ator coletivo e da auto-imagem que revelam, a cronica descreve como abordar as razoes e os modos de viver em conjunto, bem como a dinamica das interaçoes que realizam, envolvendo conflitos, negociaçoes, intercambios e decisoes.

É assim, que se ouve falar em 'crise da escola' ou 'crise do professor', assim como ha quem diga que estar "em busca" de sua identidade. Todavia, estudar as relaçoes de "identidade da escola" é tarefa que se torna possivel pelas muitas contribuiçoes teoricas ja existentes, tanto no que se refere à abordagem individual quanto à coletiva.

O que se requer da escola é que, na mudança, permaneça nela um espaço para a criaçao de um mundo sem colapsos, sem privilegios e sem medo. Sem esquecer a coragem para realizar suas necessarias transformaçoes.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 21/03/2010
Código do texto: T2150298
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.