"A Condiçao Humana X O Medo de Ensinar"

Nao ha racional ou emocional, nao ha libertario ou autoritarismo...

O que ha sao individuos que descobrem dentro de si mesmo seu equilibrio, entre cada passo de suas sentenças, ao contrario do que acontece no seu cotidiano na sala de aula.

A condiçao humana do profissional da educaçao e o medo de ensinar ligam-se a sua missao pelo exercicio da profissao.

E, nessa profissao surge as praticas pedagogicas que faz do professor um individuo comprometido e reflexivo ao seu magisterio.

Mas, ao olharmos com atençao, vemos um professor que precisa admitir seus proprios erros, perante seus alunos, tornando-se um individuo bem mais nobre, alem de reverter o jogo a seu favor.

Sim, porque o medo de ensinar é um jogo dentro de uma sala de aula, onde os alunos tem conhecimento que o professor é a entidade que detem o conhecimento e a experiencia. E, por isso, nao pode errar...

Entao, vejamos o seguinte: admitir um erro numa sala de aula para um professor, passa a ser uma demonstraçao de humildade em sua condiçao humana, atenuando o constrangimento e reforçando sua pessoa humana que esta sujeita as falhas do medo de ensinar.

Sensivel, SIM, mas profissional!!"

Esse nosso personagem contracena diariamente com seus alunos, com o fluxo de questoes que apresentam e com os projetos que possuem e cruzam, pois somos seres incompletos, mas sem o temor de revelar as nossas duvidas e as nossas limitaçoes.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 22/03/2010
Código do texto: T2152064
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.